8/04/2015

Atividades da 7ª Semana Municipal da Amamentação chegam às Unidades Básicas de Saúde


Iniciadas no último sábado, 01 de agosto, no Hospital Municipal Infantil, as atividades voltadas para mobilização de incentivo ao aleitamento materno realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, continuam durante essa semana com orientações dobre amamentação, capacitações, palestras e atividades educativas. A abertura oficial da Semana foi feita hoje na Unidade Básica de Saúde Maria Aragão e contou com a participação da comunidade e dos Programas vinculados ao Departamento de Atenção Básica em Saúde.

Arnaldo Alencar, pediatra e Secretário Adjunto de Saúde, esteve presente no evento representando a Secretária de Saúde Conceição Madeira e alertou o público sobre a  importância do ato de amamentar. “Nesta semana é preciso que chamemos a atenção também dos pais e das avós para a necessidade de se amamentar, um ato que evita muitas doenças como, por exemplo, cólicas e diarréias. E a participação dos pais é fundamental no processo de amamentação, pois a qualidade do leite está ligada ao estado emocional da mãe”, ressaltou.

Já a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira, uma das mobilizadoras da VII Semana chamou a atenção das mães para temática discutida este ano - “Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos”. “O Ministério da Saúde preconiza e defende a importância de se amamentar, sabendo dos inúmeros benefícios que amamentação traz para os recém nascidos, e por isso trouxe para discussão deste ano os direitos que a mãe tem de amamentar no ambiente de trabalho”, afirma.

A coordenadora acrescentou ainda que visando enriquecer as discussões e tirar as dúvida das mamães e dos profissionais que lidam diretamente com este público, em relação ao assunto, a programação inclui também duas palestra sobre “Noções Básicas em Legislação e Práticas de Proteção a Maternidade; e “Direitos e Práticas de Incentivo ao Aleitamento Materno”. As explanações acontecerão na próxima sexta-feira , 07, no auditório da Regional de Saúde das 8h as 12h durante um Work shop forma de oficina.

Após a cerimônia de abertura foi oferecido um café da manhã aos participantes; e as mães grávidas e lactantes participaram de atividades como orientação nutricional, avaliações, consultas e um momento de beleza com cabeleireira, manicure e pedicure. Os serviços foram disponibilizados pelos profissionais da Unidade Básica de Maria Aragão, do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família e do SENAC instituição parceira na ação que perdurou durante toda a manhã de ontem. [ Maria Almeida – ASCOM]


Confira a Programação Completa

04/08/2013 Terça – Feira

·         Atividades Educativas as 9h na Unidade Básica de Saúde do Bacuri.

·         Atividades Educativas nos CRAS com Palestra para as gestantes e mães amamentando, em parceria com a SEDES.

·         Atividades Educativas para as gestantes, e mães amamentando na UBS Camaçari  as 8h.

05/08/2013 Quarta – Feira

·         Atividades Educativas para as gestantes e mães amamentando na UBS Vila lobão  as 8h.

·         Atividades Educativas com Palestra sobre a importância da amamentação nas Creches pactuadas pelo PSE - Programa Saúde na Escola.

·         Atividades Educativas para as gestantes e mães amamentando na UBS Milton Lopes as 8h.


06/08/2011 Quinta- Feira


·         Atividades Educativas para as gestantes, e mães amamentando na UBS Parque Amazonas ás 8h.

·         Atividades Educativas para as gestantes, e mães amamentando na UBS Santa Rita as 8h.

·         Atividades Educativas para as gestantes, e mães amamentando na UBS Santa Inês  as 8h.

·          Atividades Educativas para as gestantes e mães amamentando na UBS Pq. Anhanguera  as 8h.


07/08/2015 Sexta– Feira

·         Work shop em forma de oficina no auditório da Regional de Saúde das 8h as 12h, direcionada para os Agentes Comunitários de Saúde, Profissionais dos CRAS e SESAI Saúde indígena. A temática a ser discutida será: “Noções Básicas em Legislação e Práticas de Proteção a Maternidade; e “Direitos e Práticas de Incentivo ao Aleitamento Materno”.

·         Atividades Educativas para as gestantes e mães amamentando na UBS Vila Redenção as 8h.

·         Atividades Educativas para as gestantes e mães amamentando na UBS Conjunto Vitoria as 8h.

·         Atividades Educativas no CRAM - Centro de Referencia a Atendimentos a Mulher.