11/30/2015

Defesa Civil alerta para riscos no período chuvoso


A previsão é de chuvas de grande intensidade; órgão orienta sobre prevenção e limpeza de canais de escoamento de água

Durante o período chuvoso, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz recomenda aos cidadãos uma série de cuidados para evitar acidentes e garantir a segurança de todos. As precauções vão desde a limpeza de calhas e manutenção de muros até o cuidado com as crianças. Para este período, a previsão é de chuvas de grande intensidade.

Os cuidados começam com a prevenção. A Proteção e Defesa Civil aconselha manter ralos, esgotos e valas sempre limpos; não jogar entulhos e lixos em bueiros, lotes, quintais, ruas, encostas, córregos e rios; limpar as calhas e locais de escoamento da água da chuva; fazer uma revisão nos telhados; reforçar paredes e muros que estejam com sinais de rachaduras; e desligar aparelhos elétricos quando perceber a chegada das chuvas fortes acompanhadas de raios.
        
      Aconselha ainda que, se a residência estiver localizada em área de risco de alagamentos ou desmoronamentos, é importante colocar os móveis em locais que a lama e a água não consigam alcançar. “Em casos de perigo ou desabamento, o cidadão deve abandonar o local e procurar um lugar seguro. Além disso, deve entrar em contato com o órgão”, orienta Francisco das Chagas Silva, titular do órgão.

Durante e depois das chuvas


           
  Durante as chuvas, a Proteção e Defesa Civil recomenda a não utilizar árvores como abrigos, pois elas atraem raios; não atravessar a pé ou motorizado em ruas alagadas e pontes; evitar caminhar em áreas desconhecidas; e não ficar em áreas que têm bueiros, que podem se abrir com a força das águas.

              As crianças não devem brincar em enxurradas, que podem provocar riscos de acidentes e doenças. As portas e janelas precisam ficar fechadas não só para evitar entrada de ventos fortes, mas também, a população deve tomar cuidados com a entrada de animais peçonhentos.           

              Assim que a chuva passar, é importante verificar se as instalações elétricas estão enxutas antes de ligá-las. A população deve tomar cuidado com animais, como cobras, ratos, aranhas e escorpiões. Se a casa tiver sido atingida pelas águas, é preciso limpá-la para evitar doenças. “Também não se deve utilizar água de cisterna antes dela ser tratada pela Vigilância Sanitária, conclui Chico do Planalto. (ASCOM)
 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...