12/15/2015

PLANO DIRETOR: Conselheiros e delegados participam de capacitação no auditório da FIEMA


De autoria do Poder Executivo, a Câmara Municipal de Imperatriz aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 004/2015, criando o Conselho Municipal da Cidade, órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva.

Vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), o órgão é de composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil Organizada com atuação no setor de Política de Desenvolvimento Urbano, com caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador,.

O Conselho Municipal da Cidade de Imperatriz tem por finalidade propor e discutir diretrizes para a formulação e implementação da Polícia de Desenvolvimento Urbano, acompanhar e avaliar a sua execução, conforme a Lei nº 10.257 [10 de julho de 2001].
O secretário Richard Seba Caldas (Sepluma) diz que compete ao Conselho Municipal das Cidades propor diretrizes, instrumentos, normas e prioridades da política de desenvolvimento urbano; acompanhar e avaliar a implementação da política de desenvolvimento urbano, em especial as políticas de habitação, de saneamento ambiental, de transportes e de mobilidade urbana, e recomendar as providências necessárias ao cumprimento de seus objetivos.

Além disso, o Conselho poderá solicitar ao Poder Público Municipal a realização de audiências públicas para prestar esclarecimentos à população; promover a cooperação entre os governos da União, do Estado, do Município e a sociedade civil na formulação e execução da política de desenvolvimento urbano.

“Os conselheiros e delegados deverão acompanhar e fiscalizar a elaboração e execução do Plano Diretor de Imperatriz; realizar seminários, encontros regionais sobre temas de sua agenda, bem como estudos sobre a definição de convênios na área de desenvolvimento urbano sustentável e da propriedade urbana, a serem firmados com organismos nacionais e internacionais públicos e privados”, explica.

Richard Seba ressalta que “essa é a primeira reunião do Conselho Municipal da Cidade realiza juntamente com a Sepluma em que os conselheiros e delegados eleitos em 2013 foram empossados simbolicamente, pois somente serão empossados depois da publicação da lei que tramita na Câmara Municipal de Imperatriz”.

“Com a publicação da lei, os conselheiros tomarão posse homologado pelo prefeito Sebastião Madeira”, disse ele, ao lembrar que nesta primeira reunião está sendo esclarecido sobre o que é o Plano Diretor e uma capacitação ministrada pela professora Jussara Nogueira, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão (Fapead), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A professora Jussara Nogueira, do departamento de Arquitetura da UEMA, lembra que “essa reunião inaugura um grande projeto que é a elaboração do Plano Diretor participativo da cidade de Imperatriz”. “Como primeira tarefa é capacitar o Conselho Municipal da Cidade, formado por um grupo de pessoas da sociedade civil e do poder público que foram eleitos durante a 5ª Conferência das Cidades, em 2013”.

“O Plano Diretor é uma lei municipal com a dimensão de perspectiva de cidade do futuro; sobre qual Imperatriz queremos para o futuro? E partir de uma leitura de uma cidade real que dispõe de dificuldades e problemas como todas as cidades brasileiras, propondo a partir daí melhorias”, explica.

COMPOSIÇÃO – Presidido pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), Richard Seba, é atribuição do presidente do Conselho Municipal da Cidade convocar e presidir reuniões do colegiado; baixar e homologar resoluções; determinar a elaboração de estudos, informações e posicionamento sobre temas relevantes de interesse público e constituir e organizar o funcionamento dos comitês técnicos.

“Os nossos conselheiros e delegados participam no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) de capacitação, considerada de sua importância para implementação da construção do Plano Diretor de Imperatriz”, concluiu.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...