Obra havia começado em 2014, mas estava parada
A duplicação da BR-010,
na travessia urbana de Imperatriz é uma realidade, mesmo ainda com doses de desconfiança, que começa a
ser absorvida e consequetemente, cobrada pela classe política e a população. Os
recursos, ao que consta, estão assegurados no Programa de
Aceleração do Crescimento-PAC do Governo Federal.
Depois do processo de licitação, da emissão
das licenças ambientais, em 2014 o serviço começou, contudo, sem nenhum aviso
ou qualquer explicação na ocasião, as obras foram paralizadas. Agora, quando já se imaginava que seria mais uma “
que chegou sem ficar” , maquinas e homens recomeçaram a se movimentar no
canteiro de obras da firma que ganhou a
licitação.
A obra não só
foi retomada como ganha força com
a vinda, confirmada nesta sexta-feira,
25, de diretores do DNIT, de representantes do Ministério dos Transportes, e representando a bancada maranhanese no
Congresso Nacional os senadores
Edson Lobão (PMDB) João Alberto (PMDB) e Roberto Rocha (PSB) além do
assessor da presidência da República o ex-deputado Chiquinho Escórcio.
Ontem à tarde a assessoria do senador Roberto
Rocha confirmou a chegada do secretário
nacional dos transportes Luciano de Castro que desembarcou à noite acompanhado
de mais dois diretores daquele órgão , Marcos Tavares e Nilvam Braga. Eles
participam, às 15 horas, ao lado dos
parlamentares federais de um ato público
conduzido pelo DNIT no “ Campo do DNER” para
marcar o reinicio das obras da
duplicação. Ali, a população tomará conhecimento do cronograma
de todas suas etapas, valores liberados até agora e sobre o papel dos parlamentares maranhenses
para que a obra seja hoje considerada
uma realidade.
A assessoria do ministro do meio ambiente Sarney Filho, que cumpre agenda na cidade, no
final da tarde de ontem que ele também
vai participar do ato.
Necessária- A
duplicação da BR-010 na travessia urbana de Imperatriz hoje é uma necessidade.
Dos anos 1960 até hoje a cidade cresceu dando origem a vários bairros (
verdadeiras cidades) e a diversas empresas ao longo da Br. O número de
veículos aumentou e aquele trecho
rodoviário ficou pequeno para tantos veiculos e também pessoas. O número de acidentes só tem aumentado ao longo dos anos. O
representante comercial Manoel Soares, que mora no residencial Itamar Guará,
ressaltou a O Progresso a dificuldade que ele, de bicicleta, enfrenta todo o
dia para se deslocar {de bicicleta} ao centro da cidade. “ Confesso que tenho
medo. Já me livrei várias vezes de acidentes. Espero que agora essa duplicação
saia de verdade” disse
Sobre a retomada da obra da travessia o ex-prefeito
Madeira declarou que a mesma, além de
mudar de patamar a parte urbana da cidade,
hoje é fundamental para que Imperatriz
vai acabar com esse gargalo que se transformou a travessia urbana de
Imperatriz.
O presidente do Sindicato da Construção Civil
do Maranhão/Oeste o engenheiro João Neto
Franco também teceu comentários sobre a obra.
Ele observou que a importância abrange vários aspectos principalmente
pelo fato do País enfrentar hoje uma grave crise econômica e a cidade ser palco de uma obra de tamanha magnitude. “
Recebemos a notícia com alegria e satisfação”
disse o líder classista. “ Uma
obra importante que vai execer forte influência na mobilidade urbana beneficiando
não só Imperatriz, mas todas a cidades do entorno” completou o também enegnheiro
Marcelino Tavares.
A duplicação e adequação da capacidade da Rodovia BR-010,
travessia urbana de Imperatriz, um trecho
de 12, 8 km quilômetros, foi
planejada para melhorar o trânsito na área urbana de Imperatriz e
proporcionar mais segurança para pedestres e demais usuários. A obra inclui oito elevados, duas novas pontes
sobre o Riacho Cacau, e alargamento e reforço de duas pontes no subtrecho entre
a MA- 280 (município de Governador Edson Lobão) e a MA -125 (próximo ao
município de Cidelândia).
Histórico
A luta pela duplicação da Br 010 no perímetro
urbano de Imperatriz se arrasta há alguns anos e hoje acumula vários patronos.
Os registros jornaliticos revelam que os primeiros movimentos começaram no
Congresso com o ex-deputados federais
Sebastião Madeira e Roberto Rocha. Madeira, por exemplo,foi o autor da emenda
parlamentar que garantiu o recurso para
que o projeto técnico fosse realizado. Depois o ex-deputado federal Davi Jr (PR) pegou a bandeira e fez gestões para que o projeto saisse do papel. Chegou a apresentar a
maquete do que seria a obra depois de pronta, mas a coisa empacou. Com a entrada do ex-deputado Chiquinho
Escórcio na “ briga” o projeto foi desengavetado e incluido no PAC com o apoio
do ex-presidente José Sarney.
Os recursos iniciais foram liberados, mas depois tudo parou a
ponto da empresa vencedora da licitação ameaçar até desistir. Hoje a duplicação
foi abraçada por toda a bancada maranhense no Congresso Nacional. A obra motivou
até mesmo um audiência pública realizada em Brasília provocada pelo presidente
da Comissão de Desenvolvoimento Urbano da Câmara o deputado federal Hildo
Rocha. Em Imperatriz também ocorreu uma
audiência pública na Câmara Municipal para debater o tema.