3/30/2022

LIXÃO DE IMPERATRIZ: PROBLEMA CRÔNICO


Em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, o lixo coletado ainda é depositado “no lixão”, cuja capacidade “operacional” está no fim.
  O lixo já “bate às portas” da margem da MA 125, a famosa Estrada Arroz e pode comprometer o tráfego de veículos. A estrada é a principal via de acesso para a Suzano indústria de celulose, cuja planta industrial local é uma das maiores do mundo.

 *O senador Roberto Rocha, e os ex-senadores Edison Lobão e João Alberto*   destinaram recursos para a construção do Aterro Sanitário do município. São mais de 20 milhões à disposição da Prefeitura. Pelo que se apurou já foi adquirida uma área para essa finalidade, mas não tem notícia do início da obra.

 Em 2010 a *Política Nacional de Resíduos Sólidos* de 2010 estabeleceu um prazo para o fim dos lixões no Brasil,  que seria em 2014, contudo o   novo marco do saneamento básico ( Lei 14.026 de 15 julho de 2020 ) aprovado  pelo Congresso Nacional,  empurrou a data  para frente,

Ficou assim:  as capitais e regiões metropolitanas tinham até 2 de agosto de 2021 para acabar com os lixões, enquanto cidades com mais de 100 mil habitantes (como é o caso de Imperatriz) têm até agosto de 2022 como prazo final. Já as cidades entre 50 e 100 mil habitantes têm até 2023 para eliminar o problema e municípios com menos de 50 mil habitantes têm até 2024. 

 

É lixo demais!  O País  é o quarto maior produtor de lixo do mundo e, por aqui, nem todo esse resíduo acaba tendo o destino correto. Exemplo disso é que, em muitos lugares, ainda ocorre o descarte de lixo nos rios, enquanto que a destinação mais adequada do lixo produzido pela população é o aterro sanitário.

ATERRO X LIXÃO


*Os aterros sanitários* são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Dessa forma, os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, são retidos e não entram em contato com a natureza.

*O lixão*  é um espaço não controlado utilizado para o despejo de resíduos. Diferentemente dos aterros sanitários, eles não são construídos pensando em diminuir os impactos ambientais ou em locais isolados, o que ainda não ocorre em Imperatriz.

As fotos  são de hoje, 30 de Março, às 17h30

(Com informações do blog.brkambiental.com.br/)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...