4/15/2008

CPI que investiga morte de crianças indigenas chega esta semana em Imperatriz




Confirmado para 9h30 da manhã desta quinta-feira (17) o desembarque em Imperatriz da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados destinada a investigar as causas, conseqüência e os responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição. Anteriormente marcada para os primeiros dias deste mês a vinda da comissão ao Maranhão havia sido adiada por motivos burocráticos.
Os membros da CPI chegam em vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Aeroporto Renato Moreira seguem para o Plenário da Câmara Municipal, no Centro da cidade, para a oitiva das testemunhas arroladas.
Integram a comitiva os deputados Vital do Rego Filho (presidente) Vicentinho Alves (relator) Edio Lopes, Iderlei Cordeiro, Sebastião Madeira, Urzeni Rocha, Waldir Neves, Osmar Júnior, Cleber Verde e Henrique Afonso.
A comissão permanece dois dias em Imperatriz. Na quinta, ouve as testemunhas e na sexta (18) no início da manhã visita a “Casa do Índio” de Imperatriz (alvo de denúncias) e a sede da Funai com espaço para falar com a imprensa.
No final da manhã os deputados seguem para Cruzeiro do Sul (AC) onde também vão investigar a incidência de morte de crianças por subnutrição.
A CPI foi aberta a requerimento dos deputados Sebastião Madeira (PSDB-MA) e Valdir Neves (PSDB-MT) Estados onde, nos últimos anos, têm sido recorrentes denúncias da morte de crianças índias por desnutrição e outras causas.
No requerimento os deputados denunciaram a morte de pelo menos 60 crianças e acusam a Funasa de gastos supérfluos.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...