2/18/2009

Assembléia da Paraíba quer eleições indiretas no Estado


Deu no Blog do Noblat, um dos mais acessados do país.

A Assembléia Legislativa da Paraíba entrou há pouco com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão de ontem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o mandato de Cássio Cunha Lima (PSDB), ex-governador da Paraíba. O documento pede uma liminar para manter o tucano no cargo até que todos os recursos sejam julgados.

A assembléia propõe ainda a realização de eleições indiretas no Estado. Ou seja: os deputados estaduais promovem eleição entre si para ver quem vai ocupar a cadeira de governador da Paraíba. Ontem, os ministros decidiram, por maioria, que José Maranhão (PMDB), segundo colocado nas eleições de 2006, deveria assumir o cargo.

Assim que a decisão foi declarada em plenário, Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, encaminhou um fax à assembléia e ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba pedindo que Maranhão tomasse posse imediatamente. O novo governador já foi diplomado e a cerimônia de posse está marcada para hoje, às 18h.

A reclamação encaminhada ao Supremo é assinada por Artur Paredes da Cunha Lima, primo de Cássio.

O ex governador foi julgado por abuso de poder político e conduta vedada durante campanha eleitoral em 2006. Ele teria distribuído 35 mil cheques nominais a eleitores por meio de programa assistencial mantido pela Fundação de Ação Comunitária. A ação está nas mãos do ministro Celso de Mello.

Atualização das 18h35:

No fim da tarde chegara ao TSE e ao Supremo quatro recursos dos advogados de defesa de Cássio Cunha e José Lacerda Neto (DEM), vice. Em todos os documentos, o pedido é o mesmo: novas eleições na Paraíba:

- Não se pode, por força de hermenêuticas, nunca testadas nesta Corte, obstar que a maioria governe, passando a Administração às mãos de quem mais de 50% do eleitorado recusou expressamente -, alegou Eduardo Ferrão, um dos advogados.

Foto-Cassio Cunha, ex-governador

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...