4/21/2010

A água e a Pedra


Água Mole em Pedra Dura, tanto bate até que fura! Esse, talvez seja um dos ditados populares mais declamados no país estando presente tanto nos meios mais simples, como nos meios, digamos, intelectualizados.

Não se sabe ao certo de quem é sua autoria, nem quando começou a se incorporar no dia a dia dos brasileiros; no entanto, se tornou “ a cara do Brasil”. É sacado para determinar, da pequena à grande vitória, revelando a persistência, a perseverança em torno de um objetivo atingido ou, a sê-lo.

O dito tem mesmo a cara do brasileiro; por si, teimoso, tenaz quando se trata de correr atrás daquilo de que necessita.

Quem, em algum momento da vida, ainda não fez uso desse ditado? Não só para “arrotar” uma conquista, mas às vezes para aconselhar ( incentivar) um amigo, um irmão; enfim, alguém da sua relação. Sim, o brasileiro é um bom conselheiro.

Analisando bem esse famoso ditado, o mesmo apresenta um sentido lógico no momento em que esses dois importantes elementos da natureza : a ÁGUA, líquida, insípida e inodora, representando o movimento e a vontade humanas, e a PEDRA que numa tradução livre pode significar as barreiras, o imobilismo, a resistência, são postos sobre a mesa.

Dependendo do momento essas duas maravilhas da natureza que constroem e, que também destroem, falam e, como falam!

E para não me alongar muito, diria que num primeiro momento a água como elemento “frágil”, numa analogia com os elementos da sociedade, nos leva a pensar que nem sempre por mais forte que seja o homem, de modo geral, não resiste, ás vezes, a uma simples gota de água presente numa lágrima, assim como NÃO RESISTE A UMA PEDRADA NA CABEÇA”

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...