4/04/2011

Imperatriz chora a morte de Jackson lago; prefeito emite nota de pesar

É grande a repercussão da morte do ex-governador  Jackson Lago em Imperatriz com quem tinha uma relação de carinho e afeto. A cidade não esquece o gesto do ex-governador quando escolheu Imperatriz como a primeira cidade a ser visitada assim que foora declarado governador do Maranhão e  em Praça Pública assumiu diversos compromissos, grande parte cumpridos.

Todos sabiam da  gravidade do estado de saúde do ex-governador, mas tinha a esperança de que ele viesse a se recuperar. O prefeito de Imperatriz, Sebastião  Madeira, também médico, reagiu com surpresa á noticia da morte de Lago. “ O Maranhão perde um dos maiores políticos de sua história. Um homem que dedicou toda  vida ao Estado;  como médico e como político”  assinalou Madeira que decretou luto de três dias e emitiu nota de pesar ( leia abaixo).

O ex-governador morreu  no Hospital do Coração, em  São Paulo,  onde estava internado desde quarta-feira , aos  76 anos , depois de ter agravado seu quadro clínico. Jackson sofria de câncer de próstata e passava por tratamento quimioterápico. O corpo deve chegar na manhã desta terça-feira em São Luís.

O jornalista J Cutrim informou em seu blog que  uma reunião aconteceu agora a pouco na sede do PDT de São Luis para definir o local do velório. O desejo do ex-governador era de ser velado na sede do partido. Em função do espaço reduzido, existe a possibilidade de ser transferido para o Memorial Maria Aragão ou a Assembleia Legislativa.

Nota de Pesar emitida agora a pouco pelo prefeito de Imperatriz Sebastião  Madeira

Prefeitura Municipal de Imperatriz


Profundamente entristecido, em nome do governo municipal e, da cidade de Imperatriz, manifestamos nosso grande pesar pelo falecimento do homem, do médico, do político, do grande ser humano que foi o Doutor Jackson Lago, pessoa que muito amou a vida, as pessoas e, o Maranhão como ninguém.

Imperatriz fica triste com perda desse cidadão maranhense na essência da palavra. Fica a saudade e o vácuo nas lides política.

Foram décadas de vida pública, de luta e, significativa contribuição para um Maranhão melhor.


Aos familiares do Doutor Jackson, nesta hora difícil, nosso abraço de afeto e respeito.

Sebastião Torres Madeira

Prefeito de Imperatriz



                          A Biografia de um Guerreiro



Nascido em em 1º de janeiro de 1934 em Pedreiras, no interior maranhense, Jackson Kleper Lago começou a carreira política na década de 1960 enfrentando o regime militar apoiado por Sarney, vencedor do embate contra a oligarquia de Vitorino Freire, que passou 20 anos no poder. Sempre teve como guru político o fundador do seu partido, Leonel Brizola (1922-2004), que também faz parte de uma das grandes tragédias de sua vida.

Formado em Medicina, há cerca de 30 anos, “doutor Jackson”, como é conhecido no Maranhão, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao lado de Leonel Brizola e de outros políticos de grande relevância nacional. Lago dirigiu de São Luís até o Uruguai para visitar Brizola. Na entrada da cidade de onde saiu, sofreu um acidente no qual morreu sua primeira mulher. Ele próprio ficou em coma por meses. Tornou-se fundador do PDT no Maranhão, tendo como plataforma o sindicato dos médicos maranhenses.

Jackson Lago foi prefeito de São Luís por três vezes: de 1989 a 1992, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2002.

Em 2006, teve a mais surpreendente vitória política de sua carreira: derrotou a senadora Roseana Sarney, então filiada ao PFL e hoje no PMDB, para destronar o clã Sarney do governo estadual depois de um domínio de mais de 40 anos. Nem o apoio do então presidente e ex-aliado Luiz Inácio Lula da Silva à rival conseguiu impedi-lo de chegar ao Palácio dos Leões por estreita margem de votos.

Na época, Jackson disse que ele e o petista Jaques Wagner na Bahia provavam “a queda dos dois últimos bastiões do coronelismo político”. Contudo, em 2009 o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou os mandatos de Jackson e de seu vice, Luis Carlos Porto, por abuso de poder e compra de votos. Ele relutou, mas acabou cedendo o cargo a Roseana, que acabou reeleita no ano passado.

O pedetista foi três vezes prefeito de São Luís e ali teve a maior parte da sua votação para o governo estadual. Fora da política, ele era considerado pioneiro em cirurgias torácicas no Maranhão. Foi também professor da Faculdade de Medicina do Estado.


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...