6/22/2011

Centro de Referência do PAC orienta beneficiários sobre alcoolismo

A prefeitura de Imperatriz, por meio do Trabalho Técnico Social do Centro de Referência do PAC, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura, promoveu no dia 30 de maio uma palestra sobre os malefícios causados pelo álcool para os beneficiários do bairro Parque Amazonas. 

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Jonas Neris Filho, especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pós-graduado em Saúde da Família pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O palestrante falou sobre a origem da palavra álcool, de origem árabe (al-kohul) e estabeleceu ligações com as atuais expressões populares que frequentemente são utilizadas para se referir à droga como, por exemplo, cachaça, pinga, entre outros. Jonas Filho também abordou sobre os sintomas de uma pessoa que está ingerindo álcool em excesso, causando comentários na platéia.

A partir do aprofundamento do conteúdo passado, era possível ver o envolvimento dos beneficiários, até porque as pessoas presentes, além de consumidoras de álcool, conheciam outros usuários e sentiram a necessidade de compartilhar as informações recebidas, principalmente com membros da família.

Alguns beneficiários, visivelmente, estavam se identificando com as situações que o profissional da saúde relatava no decorrer da palestra, ficando até muito incomodados. Contudo, a maioria dos participantes reconhecia que, quanto ao consumo de álcool, o contingente no bairro é lamentável e entenderam que ações que visam orientá-los são sempre benéficas, pois fornecem informações tão importantes de problemas que se tornam cada dia mais freqüentes.

Um representante dos Alcoólicos Anônimos esteve presente na palestra relatando suas experiências no combate ao álcool. Enquanto falava, afirmou: “sou alcoólatra, mas estou em tratamento”, o que impactou os ouvintes. Frisou a importância de se aceitar como dependente, pois essa atitude já é um bom começo para o tratamento, e acrescentou que para o bem da própria pessoa e daqueles que a cercam, a melhor atitude é a prevenção, ou seja, se possível, não começar a ingerir bebida alcoólatra.

A palestra foi finalizada com as reações que a droga causa no organismo do usuário e, devido a integração que pôde ser efetivada em mais uma ação do PAC, o evento foi avaliado como positivo para todos que nele se envolveram. O enfermeiro Jonas Filho assegurou: “uma ação desse nível é fundamental para a mudança ou amenização da realidade da população em questão”.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...