O prefeito prestigiou solenidade de abertura e assistiu palestra de Ariano Suassuna
Domingos Cezar
Autoridades, intelectuais, estudantes e professores participaram no início da noite de domingo (19) da abertura oficial do 9º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). A solenidade foi conduzida pela presidente da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), professora e escritora Edna Ventura, que também é coordenadora geral do mega evento literário que se realiza no Centro de Convenções até o próximo domingo (19).
Em seu discurso, Edna Ventura lembrou que o Salão do Livro é um evento literário que faz parte do circuito nacional de feiras desse gênero nas principais cidades brasileiras. A presidente destacou a efetiva participação da RPS Eventos, empresa responsável em organizar o circuito e também a Karol Produções e a Eletrobrás, cuja empresa é uma das patrocinadoras do 9º Salimp.
“Não poderia deixar de citar alguns confrades que estão trabalhando arduamente para a realização do Salão do Livro, como também quero afirmar que se não fosse a efetiva parceria com a Prefeitura de Imperatriz, aqui representada pelo prefeito Sebastião Madeira, e o Governo do Estado, certamente não obteríamos o êxito desejado”, assinalou Edna Ventura.
Por sua vez, o prefeito Sebastião Madeira, fez rasgados elogios aos acadêmicos por ter incluído a cidade de Imperatriz no circuito nacional do livro, elevando o nome do município. Para Madeira, o Salão do Livro proporciona as pessoas que cultivam a leitura a adquirir livros de todos os gêneros, a preços acessíveis às pessoas de baixa renda. “Portanto estão de parabéns todos os acadêmicos e o povo de Imperatriz”, concluiu.
A partir de então, o prefeito Sebastião Madeira acompanhado pelos acadêmicos visitou alguns estandes seguindo para Arena Multicultural, onde assistiu a palestra do escritor e folclorista Ariano Suassuna. Também compareceu à Arena para assistir a palestra, o deputado estadual Carlinhos Amorim, que permaneceu todo tempo ao lado dos membros da Academia.
Escritor e folclorista, membro da Academia Paraibana de Letras, da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, e secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, Ariano Suassuna começou sua brilhante palestra fazendo brincadeiras com os confrades, uma vez que as academias de letras de todo Brasil e do mundo é composta por pessoas de avançada idade.
Aos 84 anos de idade, o escritor paraibano, autor de obras fantásticas como O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, entre tantas, Ariano conduziu sua palestra com muita maestria e com alegria, a todo instante arrancando risos e aplausos do público. Ariano Suassuna disse ter gostado de ver uma Imperatriz bonita, em pleno desenvolvimento e de um povo alegra e acolhedor.
A programação de ontem constou de palestras no Café Literário começando com “A Importância das ações afirmativas para os afrodescendentes”, sob a coordenação de Alan Milhomem, Marivaldo Lima, Sabrina Chamorro e Cleudinir Sobral; “Divulgar resultados de pesquisa sobre abuso sexual infanto-juvenil” foi a palestra de Júlia Lima de Lucena (Escola Santa Teresinha), seguida do tema “Como desenvolver o gosto pela leitura”, tendo como palestrante, o professor Lauro Santos Pinheiro (Unisulma/IFMA).
Às 17h00 o Café Literário recebeu o acadêmico e ambientalista Domingos Cezar, que desenvolveu o tema “Conservação e Preservação Ambiental|” e relançou seu livro “Expedições pelos rios Tocantins e Araguaia”. Aas 19h00, o acadêmico e cineasta Joaquim Haickel fez a exibição de um filme seguido de debate. Também foi exibido o programa Arte Nativa, produção de Luis Brasília para a TV Mirante, enquanto o cantor Jorge Carioca, fez o momento musical.
Programação do dia 21 de junho de 2011 - Terça-feira
CAFÉ LITERÁRIO
10h – Momento musical.
Paulo Maciel / cantor / MPB / Regional
10h15 – Palestra: A mulher camponesa da Amazônia
Raimunda Gomes da Silva (Raimunda dos Cocos)
Líder camponesa. Falará sobre os aspectos da vida
social, política e econômica das mulheres trabalhadoras
rurais na Amazônia Legal. Diretora do CNS.
Premiada no Brasil, China, França, EUA e Canadá.
Doutora honoris causa da UFTO; ambientalista)
11h – Momento musical.
Paulo Maciel / cantor / MPB / Regional
11h15 – Palestra: A educação que queremos
Manoel da Conceição (líder camponês)
(Doutor honoris causa da UFMA e da Unisulma;
fundador do Centro de Educação e Cultura do
Trabalhador Rural)
13h – Programa “Arte Nativa” (exibição - Programa 3)
Produção de Luís Brasília para a TV Mirante
16h – Palestra: Equipe eficaz, questão de liderança
Palestrante: Francely Feitosa
(mestra em Liderança Organizacional / UNISA-SP;
Do SEBRAE-MA, SEDUC-MA; coord. do PROEPI /
EJA em Imperatriz)
17h – Palestra: “As faces da inclusão de crianças com
deficiência na cidade de Imperatriz”
Lançamento do livro “Faces da inclusão”
Expositoras: Professoras Deise Cortez (SEMED/
Imperatriz), Fernando Magalhães (mestre; UFMA
/Enfermagem) e Glória Freitas (doutora; UFMA)
18h – Momento musical.
Neném Bragança / cantor / MPB / Regional
19h – Lançamento. Revista UNI (Unisulma)
20h –Mesa-redonda.”Uma África, várias faces”
Grupo de Estudos de Literatura Africana
“Sabura di nos terra”
Coord.: Prof. M.Sc. Rute Maria C. Pires (UEMA/CESI)
ARENA MULTICULTURAL
10h – Recreação Infantil e Contação de Histórias
11h – Dança. / Resp.: Escola Frei Manoel Procópio
14h – Música. / Resp.: Escola Adventista
15h – Leitura de Literatura (contos, poesias etc.)
Tereza Bom-Fim (AIL; UFMA; doutora em
Educação; escritora). Público: jovens.
16h – Dança / Teatro.
Resp.: Escola Rui Barbosa
19h – Recital / música / teatro / cordel.
Resp.: Escola Santa Teresinha