3/13/2012

Secretaria Municipal de Educação entrega material didático a professores de Educação Física


A ação é inédita no Estado do Maranhão

Nesta terça-feira (13 de março) a Prefeitura Municipal de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realiza entrega de apostilas para os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino para servir de material teórico e suporte aos conteúdos trabalhados e desenvolvidos nas escolas. Trata-se, segundo o secretário de educação Zeziel Ribeiro, de um fato inédito  protagonizado por uma Prefeitura do Maranhão.

Zesiel Ribeiro  explica que a ação foi proposta ao perceber a necessidade urgente de se trabalhar a teoria aliada à prática, realizando uma ação impar na história da Educação Física em Imperatriz.

“Ao adquirir apostilhas para os professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a SEMED disponibiliza material teórico estruturado com conteúdos específicos. A idéia surgiu em 2009 e agora em 2012 colocamos em prática desenvolvendo uma ação ímpar para a Educação Física de Imperatriz”.

Moisés Charles, coordenador do Departamento de Educação Física da SEMED explica que o material é atualizado e rico em informações que atendem os vários campos da cultura corporal de movimento, conhecimento estes que estão estruturados pelos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’S).

“O material é atualizado e rico em informações, cabe ressaltar que este material com os professores será acompanhado pelo Departamento de Educação Física através de estudos com os professores, tendo como objetivo para 2013 disponibilizar para os alunos este material individualmente por série no município”.

As escolas receberão dois kits: um para dar suporte nas escolas nas Bibliotecas e outro para ser utilizado pelo professor em seus planejamentos e aulas.

 “As obras que serão utilizadas compreendem quatro unidades de estudos que contêm imagens, textos, atividades, glossário e sugestões de leituras complementares, filmes e sites, bem como atende o disposto no Art. 4º A educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde; articulando também com as normas curriculares nacionais”, explica Ivetilde Delgado, coordenadora do Setor Pedagógico da SEMED.

O material contempla conteúdos teóricos e práticos:

·         O homem e o movimento;
·         Homem, movimento e natureza;
·         Esportes;
·         Anatomia;
·         Fisiologia; Linguagem Corporal;
·         História Geral da Educação Física;
·         Anatomia Fisiologia;
·         Saúde e Cuidados Essenciais;
·         Esportes e Arte Corporal;
·         História da Educação Física no Brasil;
·         Fisiologia do exercício;
·         Práticas Corporais;
·         Saúde e Cuidados Essenciais;
·         Esporte; Saúde e Cuidados Essenciais;
·         Jogos de Socialização;
·         Jogos de Cooperação;
·         Capacidades e habilidades físicas;
·         Atletismo;
·         Educação Ambiental;
·         Meio Ambiente;
·         Ecoesporte;
·         Ginástica artística e Ginástica Rítmica;
·         Habilidades físicas;
·         Handebol;
·         Exercícios posturais;
·         Artes marciais;
·         Basquete;
·         Vôlei;
·         Dança;
·         Futsal.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...