11/19/2013

Alunos da Rede Municipal expõem pesquisa científica em feira internacional no México





Seis alunos e dois professores da Rede Municipal de ensino embarcaram nesta segunda-feira (18) rumo ao México para apresentar dois projetos científicos desenvolvidos em Imperatriz. As equipes das escolas Santos Dumont e Giovanni Zanni levam o nome do Município de Imperatriz para fora do país com experiências que se destacaram em eventos locais e regionais como a FECITEC.

O credenciamento dos dois trabalhos em um evento de abrangência internacional é visto pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) como resultado do incentivo à pesquisa científica em sala de aula e da valorização a educação em seus diversos aspectos, uma das prioridades da gestão municipal.

Para a coordenadora da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITEC), Socorro Bezerra, a pesquisa cientifica deixou de ser uma ação isolada e hoje faz parte da rotina de centenas de alunos das escolas municipais em Imperatriz.

“Temos investido significativamente na pesquisa científica dentro de sala de aula na rede municipal de ensino de Imperatriz e temos visto os resultados quando, na última semana participamos de diversas feiras de ciências nas escolas: Leôncio Pires Dourado, Lago do Cisne, Senhor Jesus, Santos Dumont e Hebe Cortez. Os projetos: Projeto Bacuri Verde- “Adote uma árvore” (Escola Santos Dumont) e “Levantamento da realidade do descarte do óleo de soja do Bairro Bacuri” (Escola Giovanni Zanni) são resultado do acompanhamento e formações realizadas pela COMCITEC e esta semana levam o nome de Imperatriz para o mundo na Feira Internacional do México”.

Socorro Bezerra explica ainda que a COMCITEC foi criada pela SEMED com o objetivo incentivar a pesquisa científica, acompanhar e dar total apoio pedagógico e, quando necessário, financeiro; aos professores e alunos da rede municipal de ensino de Imperatriz na elaboração, execução e participação de projetos em diversas feiras científicas.

Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação declarou que estes avanços são resultado da gestão comprometida com a qualidade do ensino. “A construção do conhecimento é algo contínuo e nós da Secretaria de Educação de Imperatriz temos priorizado uma educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento humano de todos os alunos da rede. E é para este fim que temos incentivado a pesquisa científica. Este é um momento grandioso na vida destes alunos”.


Sobre os projetos:

·         Projeto Bacuri Verde- “Adote uma árvore”- Escola Santos Dumont. Alunos: Domingos Alves Ramos Neto, Nayara Henrique Coelho, Victória Mariana Vidal. Professor: Geilson Reis.
·         Projeto “Levantamento da realidade do descarte do óleo de soja do Bairro Bacuri” dos alunos: Eduardo Reis, Mikael Alves Silva e João Vitor Carvalho com orientação da professora Tereza Cristina de Sousa. Professora: Tereza Cristina.
·         Credenciados VI FECITEC e III MOCIN em 2012.
Luana Barros- ASCOM



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...