12/05/2013

CIDADE, UM ORGANISMO.


Ao aguçarmos um pouco a atenção logo perceberemos que uma cidade é  um organismo vivo. Tem “pulmão, artérias, veias, e coração; cabeça, tronco e membros. Também se emociona, se alegra e fica triste; chora e ri”  e  como todo organismo vivo,  naturalmente precisa de cuidados, e esse cuidado tem de partir não só de quem a dirige,  mas de quem dela faz uso, tira seu sustento, ganha seus dinheiros e nela vive.

O jornalista Edimilson Sanches tem uma frase, que peço licença para usá-la,  que é mais ou menos assim: “ Cidadão não é quem  mora na cidade,  mas quem deixa a cidade morar nele” .

Não sei o que jornalista quis dizer na ocasião em que proferiu tão feliz frase, mas ao nosso modo vamos tentar decifrar e ver no final no que vai dar.

Iniciemos pelo verbo MORAR. Do latim, morar, significa ficar, viver, viver habitualmente, residir habitar.  Como se percebe, a palavra por si se explica, se esclarece, se elucida. Feita essa inicial, passemos aos substantivos cidadão e cidade

Existem muitos conceitos sobre o que vem a ser cidade, mas na coluna de hoje, para uma compreensão mais profunda preferimos pesquisar a origem etimológica da palavra assim como já o fizemos com o verbo MORAR.  Pois bem, encontramos que tal palavra vem do latim CIVITA, que abriga vários significados entre eles: reunião de cidadãos, nação, pátria, foro, direito de cidadão e povo da cidade.

O substantivo CIDADÃO, de igual modo tem sua origem também em CIVITAS (cidade) porém, com um significado mais abrangente, como  por exemplo, o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. Forte, não é mesmo? 

Historicamente o conceito de CIDADÃO sempre esteve ligado à noção de direitos e foi enraizado de tal maneira que muitos cidadãos esquecem que a mesma expressão abriga também os deveres e obrigações com o ambiente em que vivem. Não basta morar, tem de participar, cuidar, zelar.

Mais voltemos à frase, origem dessas linhas. “Cidadão não é quem mora na cidade, mas, quem deixa a cidade morar nele”. Embora não grafada, dela se extrai mais um verbo que vem a se juntar ao MORAR e aos substantivos CIDADE E CIDADÃO: trata-se do verbo CUIDAR que segundo se sabe vem do latim cogitare, que vem a ser pensar, cogitar. Ter cuidados com uma situação ou pessoa, e que envolve pensamento e planejamento.

Cuidar lembra CUIDADO que segundo os clássicos da filologia deriva do latim cura o que expressaria uma atitude de doação, preocupação e de inquietação por aquilo que se ama.  E é essa inquietação que nós imperatrizenses precisamos ter e sentir. O cidadão não deve se encerrar apenas no título mas numa posição permanente do amar, amar a cidade.


Compreendemos, portanto no verbo CUIDAR, uma vez entronizado no ser social, um motivador, um indutor do cidadão, e que deve ser conjugado durante toda nossa existência. Um verbo que se confunde com a vida, com o viver.

Cuidar da saúde, do meio ambiente, da família, das plantas; cuidar de quem e, do que se ama; da vida espiritual, da empresa, das relações interpessoais, essas cada vez mais difíceis, e cuidar da cidade onde moramos.   Quem ama de verdade, cuida de verdade. Que não ama, não cuida, só explora.

Imperatriz é esse organismo vivo que ao longo dos anos tem sido muito explorada e pouco amada.   Aqui e acolá uma declaração de amor sem sabor, ou um gesto concreto isolado.  Se navegar é preciso, como dizia o poeta, também é preciso amar a cidade. Talvez tenha sido esse o sentido da frase do Sanches, o do cidadão (CIVITA) amar a cidade (CIVITA) e, por conseguinte cuidar melhor dela, amá-la.

Aliás, AMAR, outro importante verbo, deve marchar sempre com o CUIDAR já que um completa o outro.






Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...