12/05/2013

Morre Zé Branco, mais um pioneiro da medicina em Imperatriz.

                                          Comendador Zé Branco (de oculos)  morreu hoje

A morte do médico José de Ribamar Carvalho Branco, ocorrida hoje pela manhã em Imperatriz, pegou de surpresa muita gente.  O doutor Zé Branco, como era mais conhecido é mais um dos pioneiros da medicina em Imperatriz a falecer de causas naturais. Antes dele partiram desse plano o Dr Regis e o Dr André Paulino.

Há muito que  o doutor Zé Branco já não clinicava. Era diabético e praticamente já não enxergava mais só se locomovendo com ajuda dos filhos que já algum tempo tinham assumido o principal negócio da família: a Funerária Tocantins.

A última aparição pública de José Branco foi na solenidade de entrega  da comenda Frei Manoel Procópio no Palácio do Comércio na festa dos 158 anos   quando recebeu das mãos do prefeito Madeira a Comenda Frei Manoel, a honraria mais importante do município.

O médico José Branco, na sua época, teve forte atuação em Imperatriz, não só na medicina, mas também na política. Ganhou muita notoriedade na cidade como médico legista da Polícia Civil.

No Governo Fiquene chegou a ser convidado para ser secretário municipal de saúde. Não aceitou, mas indicou o secretário: o até então recém chegado  médico Walter Machado de Castro Filho,  hoje residindo em Palmas.

De São Paulo onde cumpre agenda de trabalho o prefeito Madeira externou seu pesar pela morte do colega médico.

                                                                                  
                                          Nota de Pesar

Profundamente entristecidos, em nome do governo municipal,  manifestamos nosso pesar pelo falecimento do  médico pioneiro e  comendador de Imperatriz  José de Ribamar Carvalho Branco, ocorrido nesta quinta-feira (5) pela manhã no Hospital das Clínicas, nesta cidade.

Homenageado em vida pela gestão municipal na festa dos 158 anos de fundação de Imperatriz com a  Comenda Frei Manoel Procópio, o doutor Zé Branco, como era carinhosamente chamado por amigos e  pacientes, foi uma pessoa que muito amou a vida, a família e Imperatriz onde, no seu tempo, manteve ativamente a vida de profissional da medicina de servidor público ( foi médico legista da Polícia Civil),  empresário e político.
 
A cidade fica mais  triste com a perda desse cidadão maranhense de Pedreiras e Imperatrizense de coração.

Fica a saudade e o vácuo  de sua presença física


Aos familiares do  doutor Zé Branco, nesta hora difícil, nosso abraço de afeto e respeito.

Sebastião Torres Madeira
Prefeito de Imperatriz