12/05/2013

Transplante Renal: Transplantado passa bem e continua internado: Doador do órgão já recebeu alta, e repousa em casa.

José Carlos Souza Costa, de 31 anos, o primeiro paciente submetido à cirurgia de transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Imperatriz, passa bem e está sendo acompanhado pela equipe médica do hospital onde foi realizada a cirurgia. Já seu irmão, Junivan Costa que lhe doou o rim recebeu alta na manhã de ontem (02) e prossegue coma recuperação em casa.

O segurança que é casado e pai de dois filhos passou pela cirurgia na última sexta feira, 30 de novembro e mesmo sem poder falar, demonstra satisfação com o resultado do transplante com sinais e gestos. Todo o processo foi realizado por uma equipe composta por cerca de 20 profissionais.

O transplante renal inaugurou uma nova era na medicina da região e na cidade. O Hospital credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) para disponibilizar esse novo serviço público na saúde de Imperatriz é o Santa Mônica, onde foi realizado o primeiro transplante.

O procedimento durou cerca de quatro horas, e foi considerado um sucesso. O paciente contou com assistência de diversas especialidades médicas, além de assistência psicológica farmacêutica e social.

Equipe responsável pelo transplante:


Cirurgiões Urológicos: Erivaldo Santos, Waldir Lage, Alair Firmiano e Marcelo Mota
Nefrologistas: Irisnaldo Felix, Antônio Dantas, Helandro Stuart e Antônio Alberto
Urologistas: Alair Firmiano e Waldir Lage
Cirurgiões Vasculares: Carlos Alberto Vasconcelos, Janduí Lopes, André Camacho, Luanda Dantas e Reika Lopes
Anestesistas: Douglas Oliveira, Eliane Cangussu e Joyce Lira
Enfermeira: Diana Souza
Psicóloga: Venúsia Milhomem
Farmacêutica: Teófila Monteiro
Bioquímico: Magno Borba
Assistente Social: Socorro Marques


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...