4/29/2014

Secretaria de Educação comemora avanços na educação municipal



Em alusão ao Dia da Educação comemorado nesta segunda-feira (28); em entrevista o Secretário Municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, elencou os avanços comemorados na educação municipal desde 2009.

O secretário explicou inicialmente que a procura por vagas na rede municipal de ensino tem aumentado desde 2009, pela melhora da qualidade do ensino por meio de investimento em estrutura física, qualificação e valorização profissional.
Em 2009, a rede municipal atendia 40.212 crianças e jovens, hoje contabilizamos 44.675; um aumento de mais de dois mil alunos. Este aumento é resultado dos avanços na educação municipal e do investimento que a Prefeitura de Imperatriz tem feito na melhora da infraestrutura da rede e na capacitação dos profissionais”.

Sobre os avanços na implantação de novas tecnologias aplicadas à educação, ele esclarece: “No início de 2009, a Rede Municipal de Ensino possuía apenas 11 escolas equipadas com laboratórios de informática e 10 escolas com Mesas Educacionais do Sistema Positivo. Atualmente, em toda a rede contabilizam-se 86 laboratórios de informática montados na zona urbana e rural”.
Zesiel explicou ainda que em novembro de 2013 foram iniciados os trabalhos para elaboração do 2º Plano Municipal de Educação através da criação do Fórum Municipal de Educação constituído em caráter permanente para discussão e proposição de ações em prol da educação durante dez anos.
Outras ações:

·         Formação em Educação Inclusiva: Em 2013, foram realizados cursos de formação continuada através do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) nas áreas: Atendimento Educacional Especializado (AEE), Libras e Braile, além de um curso específico para os professores que já atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Ao todo, 295 professores participam dos cursos. Além disso, em toda a rede municipal são 20 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) estão em funcionamento.
·         Programa Mais Educação: Atendeu em 2013, 2.704 alunos distribuídos em 20 escolas municipais com atividades de: acompanhamento pedagógico, Meio ambiente, Esporte e lazer, Direitos Humanos, Cultura e artes, Cultura digital, Prevenção e promoção da saúde, Educomunicação e Educação científica.
·         Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC): Criada em 2010, a COMCITEC desenvolve formação continuada com professores e, acompanha alunos na elaboração de projetos científicos. Recentemente acompanhou alunos das escolas Santos Dumont e Giovanni Zanni na Expociência Internacional do México.
·         PNAIC- Lançado em abril de 2013, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem o objetivo de alfabetizar até o 3º Ano do Ensino Fundamental, todas as crianças das escolas municipais em Imperatriz.
·         Ações de Infra-estrutura em andamento:
Pró-Infância (Construção de escolas) nos bairros: Santa Inês, Senharol, Vila Mariana, PAC 2- Creche/ Pré-Escola (Residencial Dom Afonso Filipe Gregori), PAC 2- Creche/ Pré-Escola (Itamar Guará) e Escola Municipal Edelvira Marques (Planalto) – pronta para inauguração;
Cobertura de quadras: Escola Madalena de Canossa- Parque Santa Lúcia (já inaugurada), Escola Paulo Freire (Construção e Cobertura/ já inaugurada), Escola Elisa Nunes – Santa Rita (fase final), Escola José Queiroz, Escola Tiradentes e Escola Frei Tadeu;
Pró-Infância (construção de creche) nos bairros: Vale do Sol, Residencial Canto da Serra Unidade I, Residencial Canto da Serra Unidade II e Residencial Sebastião Regis Eneas.
Outras construções: Escola Machado de Assis (PAC); Escola Castro Alves I (recursos próprios).


Luana Barros-ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...