4/29/2014

Seminário discute Saúde do Trabalhador e Prevenção de Acidentes no Trabalho.

A ação será realizada hoje (29) a partir das 18h:30 pelo CEREST no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O evento é gratuito e aberto à toda a comunidade.

Em alusão ao Dia Mundial em memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho que é lembrado dia 28 de abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) regional de Imperatriz promove hoje (29) a partir das 18:30 no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) seminário voltado para trabalhadores e empresários de Imperatriz. Vale ressaltar que o evento é gratuito e aberto a toda sociedade.

A programação conta com realização de três palestras sobre os seguintes temas: O Papel da Sociedade na Vigilância à Saúde do Trabalhador com Lilia Isabel, Médica Fisiatra do CEREST Estadual do MA. A Atuação do Ministério do Trabalho e Emprego na prevenção dos Acidentes do Trabalho com Auditor Fiscal do Trabalho Ivano Rodrigues Sampaio. Acidentes de Trabalho e Direito Previdenciário mediante os casos no Maranhão com Levinho Nascimento, técnico do Seguro Social da Gerência Executiva de Imperatriz.


O objetivo do seminário segundo explica Dalvenira Mendes, coordenadora do CEREST regional de Imperatriz “é lembrar a sociedade em geral da importância de se trabalhar a prevenção dentro do ambiente de trabalho e rememorar as vítimas que são acometidas com acidentes trabalhistas ou com doenças ocupacionais”, disse, ressaltando que é extremante importante que se levante esta discussão na sociedade, pois um acidente de trabalho onera gastos e sofrimento ao empregado, à família, ao empresário ao Sistema Único de Saúde e ao Instituto Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

De acordo com os dados catalogados pelo CEREST, foram notificados na regional de Imperatriz no ano de 2013, 491 casos de acidentes de trabalho. Dalvenira destaca que em relação ao ano de 2012 que registrou 543 casos, houve uma diminuição de 9,5% no percentual de acidentes registrados na regional que está sob sua coordenação. Ela atribui o resultado ao trabalho desenvolvido pelo órgão. Segundo ela periodicamente durante o ano inteiro são realizadas palestras e visitas de iniciativa do CEREST e a pedido de empresários que os procuram.
Maria Almeida - ASCOM




Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...