12/29/2014

Saúde: SEMUS apresenta melhorias e conquistas na área em 2014


Por  Maria Almeida e Kayla Pacheco


Parceria com Centrinho, troféu “The Best Saúde Maranhão”, consolidação da Residência Médica no HMI e dos serviços da Unidade Móvel Oncológica são alguns dos avanços concretizados no ultimo ano.

Ao refletir sobre as ações desenvolvidas durante em 2014 na área da Saúde Pública de Imperatriz, recorremos aos índices relacionados pelo Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão – COSEMS e Coordenadores de CIR – nas áreas de Saúde da Família, Saúde Bucal, Saúde na Escola, Saúde Mental, Farmácia Básica e Metas Vacinais que deu à secretária Municipal de Saúde, Conceição Madeira o prêmio “The Best Saúde Maranhão” - uma das honrarias mais importantes voltadas para a área no Estado.

Conceição Madeira foi homenageada com esta premiação em novembro deste ano. Para entrega do prêmio são analisadas as ações executadas pelas gestões municipais  de saúde que trouxeram melhorias para a população e, principalmente, para os usuários do Sistema Único de Saúde. Além dessa análise, é conferida a qualidade do trabalho, a transparência, a responsabilidade e excelência na Saúde dos municípios, além da verificação da melhora dos indicadores oficiais da pasta junto ao Ministério da Saúde.


Pensando nisso, a secretária fez uma análise dos serviços ampliados no ano que está findando, observando o processo de mudanças propostas pela atual gestão. Ao iniciar a conversa, ela fala dos serviços do Departamento de Atenção Básica. “Só nas Unidades Básicas de Saúde, nós atendemos em média 22.000 pessoas por mês. Os atendimentos realizados vão desde acompanhamentos, teste rápido de HIV e Sífilis, teste do pezinho a realização de exames e serviços ambulatoriais como curativo e troca de sonda”, informa

Se referindo ainda ao departamento, ela destaca que a atuação da Unidade Móvel Oncológica. “Em 01 ano de trabalho realizamos 16.626 atendimentos na área de Prevenção e Combate ao Câncer. Cerca de 20 bairros foram beneficiados com a passagem do ônibus que atendeu usuários das UBS´s nas regiões da Grande Vila Nova, Vila Cafeteira e Santa Rita”, ressalta. Em 2015 a partir do dia 05 de janeiro os trabalhos continuam e a primeira UBS a receber o ônibus é a do bairro Bacuri - Milton Lopes.

Inovações


“Dentro da Urgência e Emergência, que compreendem ai uma estrutura gigantesca marcada pelo atendimento do Hospital Municipal de Imperatriz – Socorrão,  tivemos readequações de espaços e melhoria dos serviços por meio da qualificação profissional”, explica Conceição Madeira. Em 2014 o HMI foi credenciado ao Hospital Albert Einstein para o funcionamento da telemedicina – metodologia de ensino e troca de experiências por meio de um telecentro que proporciona maior qualidade na assistência com agilidade no diagnóstico ao paciente grave e redução de riscos e de sequelas.

Além disso, foi consolidado também no HMI a Residência Médica. Iniciada em março desde ano, o Programa tem duração de dois anos em regime de tempo integral, com estágios em forma de rodízio nas diversas especialidades do serviço de Clínica Médica e de Cirurgia Geral. Os processos de seleção dos residentes ocorrem anualmente com oferta de quatro vagas. Com a implantação da Residência Médica e do Programa de Estágio no Hospital Municipal, 10 estudantes do Curso de Medicina atuaram (sob supervisão) na Urgência e Emergência do HMI.

Em se tratando de inovação, Conceição Madeira destaca também a Parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Centrinho para realização de cirurgia de fissura labiopalatina. Desde que fora implantado em Imperatriz no início deste  ano, o serviço de reparação de fissura labiopalatina, conhecido também por 'beiço rachado',  já beneficiou dezenas de pacientes realizando mais de 200 cirurgias. Todo o mês no Hospital Municipal (Socorrão) em média 15 cirurgias são realizadas.

Único no Maranhão, o Centrinho só funciona em função das parcerias firmadas entre Prefeitura, Faculdade de Imperatriz e demais colaboradores, segundo afirmou a reportagem o Diretor do Centro, Leonilson Gaião. As instalações da entidade funcionam nas dependências do Hospital Escola da Facimp, na Rua Ceará, Bairro Nova Imperatriz, e oferece serviço multidisciplinar de reabilitação para pacientes com fissuras labiopalatinas (FLP).

Além de disponibilizar o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), para realização das cirurgias e construir uma enfermaria especial para fissurados no Hospital Municipal Infantil, o Socorrinho, a Prefeitura mantém três funcionários públicos no Centrinho - uma Psicóloga, uma Odontopediatra e uma Assistente Social.

Índices

Imperatriz reduziu em mais de 50% o número de casos da dengue em 2014. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan, em 2013 foram notificados 252 casos de dengue em Imperatriz, já em 2014 este número caiu para 120, o que representa uma queda de mais da metade dos casos. Vale ressaltar ainda que no último levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS), foi constatado que Imperatriz mantém índice de infestação do mosquito em 0,7% (menor que 1% que é considerado baixo risco/satisfatório).

O Programa Municipal de Imunização coordenado por Socorro Ribeiro, por meio das campanhas de vacinação e das vacinas de rotina aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde mantém o índice de cobertura vacinal em mais 90%, o que significa dizer que as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde para o setor está sendo cumpridas rigorosamente.

Conquistas

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu do Ministério Público do Trabalho cerca de 900 mil reais em doações que beneficiou o município com Duas UTI’s móveis para tender o Hospital Municipal – Socorrão, uma van para o CAPS/AD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e uma ambulância para atender a Zona Rural; além de duas caminhonetes para a Secretaria Municipal de Trânsito.


Implantação do primeiro Centro de Diagnóstico por Imagem do Município. O núcleo funcionará no mesmo terreno do Centro de Especialidades Médicas Três Poderes – Prédio próprio da Prefeitura Municipal de Imperatriz. As obras foram iniciadas em setembro, e será entregue a comunidade até fevereiro de 2015. O Centro funcionará com aparelhos de ultrasson de última geração incluindo uma máquina de ressonância magnética e um tomógrafo, o que diminuirá a demanda de exames de ultrassom e ressonâncias que são realizadas pela Rede Pública de Saúde. 



Conheça os Serviços que você tem acesso nas Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz:
  • Ambulatório (curativo)
  • Farmácia Básica 
  • Saúde do Idoso
  • Saúde do Homem
  • Saúde da Mulher
  • Saúde da Criança
  • Consultas médicas
  • Consultas de Enfermagem
  • Atendimento Odontológico (saúde bucal)
  • PCCU
  • Pré- Natal
  • Planejamento Familiar
  • Acompanhamento Nutricional
  • Puerpério
  • Imunização
  • NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da família)
  • Acompanhamento Hipertenso e Diabético
·         Pediatria e Ginecologia
·         Eletrocardiograma
·         Troca de Sonda
·         Administração de medicações
·         Inalação
·         Retirada de ponto
·         Marcação de Consultas e Exames
·         Confecção de Cartão SUS
·         Atendimentos em pediatria mensais
  • Atendimentos de clínicos gerais
·         Ginecologia
·         Consultas de enfermagem


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...