6/25/2015

Imperatriz realiza I Ciranda pela Educação


Foi realizada na manhã de terça-feira (23), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a I Ciranda pela Educação de Imperatriz; através do Conselho Municipal de Educação (CME) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Representando o prefeito Sebastião Madeira, Pastor Luis Carlos Porto, vice-prefeito de Imperatriz; Caetana Frazão, vereadora; Marinalva da Silva, secretária adjunta de educação; Cleres Carvalho, secretária adjunta de ensino; Cleomar Conceição, presidente da Associação de Gestores do Sistema Municipal de Educação (AGESMI); Juscelino Pereira, presidente do CME; Inês de Jesus Silva, presidente do Fórum Municipal de Educação (FME); Valeriano Vieira de Sá, coordenador do Setor de Apoio ao Educando da SEMED; Fátima Vale, especialista em educação e palestrante no evento, estiveram presentes; além de coordenadores e técnicos da SEMED, membros de Conselhos Municipais de Educação, membros do Fórum Municipal de Educação, gestores, coordenadores, professores, pais, alunos do sistema municipal de ensino e convidados da sociedade civil.

Juscelino Pereira, presidente do CME explicou o objetivo do encontro:

“A I Ciranda pela Educação de Imperatriz tem o objetivo de desenvolver ações afirmativas que possam contribuir para o pleno desenvolvimento do Plano Municipal de Educação (PME) e fortalecimento dos conselhos escolares. As cirandas que estão acontecendo em todo o Brasil também são uma realidade em Imperatriz, elas devem se estender a todos os locais da sociedade e não apenas dentro do ambiente escolar para se transformar e melhorar a qualidade do ensino”.

“Pensar educação envolve sonhos, desejos e anseios. Como presidente do Fórum Municipal de Educação, fico feliz em participar de um momento onde pensamos sobre o Plano de Educação e mobilizamos os conselhos para fazerem parte desta mudança necessária à educação”, afirmou Inês de Jesus Silva.

Marinalva da Silva, secretária adjunta de educação esclareceu que o fortalecimento dos conselhos escolares é fundamental para a construção de uma sociedade democrática:

“Precisamos de toda sociedade empenhada para educar cada uma de nossas crianças. É através dos conselhos e da prática da gestão democrática dentro das escolas que vamos conseguir construir uma sociedade democrática, pois a democracia se vive e se faz a cada dia”.

Ao declarar aberta a I Ciranda pela Educação de Imperatriz, o vice-prefeito, Luís Carlos Porto, refletiu sobre a importância do encontro.

“O nome do evento nos remete à movimentação, ciranda pela educação. A minha compreensão é que este é um momento para fazer um movimento geral para refletir sobre a educação que temos e a educação que queremos. Acho importante que nossa cidade acompanha os eventos propostos nacionalmente a favor da educação e fico feliz em fazer parte”.
As Cirandas da Educação estão sendo realizadas por todo o país entre os dias 01 e 25 de junho. Este é o ano do Plano Nacional da Educação (PNE) onde esta em foco o financiamento da Educação, Educação Infantil, Inclusão e Diversidade, Educação do Campo, Currículo e Gestão Democrática. [Luana Barros- ASCOM]


Foto: Luana Barros

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...