Ações realizadas em turmas de Educação
Infantil de Imperatriz se tornaram destaque na edição n°64 da Revista Avisa lá de São Paulo que tem
circulação nacional. Com mais
de dez mil alunos em creches e escolas de Educação Infantil, os professores da rede
municipal de ensino têm transformado suas atividades em sala de aula em
momentos dinâmicos e contextualizados na vivência das crianças a partir de um
ano de idade.
O
planejamento de atividades contempla os eixos do conhecimento e o artigo “Observar para ver e
compreender”, presente na Revista Avisa Lá, de Flaviana Oliveira e Lana Zuza;
técnicas do Setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação
(SEMED), apontou o brincar como eixo do currículo da escola. Nas turmas observadas na Escola Municipal de
Educação Infantil Edelvira Marques, as professoras partiram do pressuposto que
saber como as crianças pensam e constroem conhecimentos é uma competência
essencial para os profissionais da Educação Infantil. Assim,
as autoras afirmam que: “o papel do professor torna-se
o de organizador da atividade. As crianças não precisam de mais nada.
Até porque a intervenção indireta do professor já tinha sido feita na
organização de um espaço apropriado ao brincar e ao
desenvolvimento da autonomia”.
Dentro do eixo sobre
promoção da Saúde, o artigo “Beber água na escola: um direito e uma necessidade
de saúde” de Eliana Chalmars Sisla e Elza Corsi, também presente na Revista
Avisa Lá, mostrou as experiências realizadas em salas de aula da Creche Casa de
Bosco em Imperatriz. Segundo as autoras, “beber água quando se tem sede é um
direito e um hábito que se constrói junto às crianças na satisfação da
necessidade de hidratação (...) A vida
humana depende da ingestão diária de água”. Priorizando assim abordagens de
saúde e bem estar, visíveis em ações de acolhimento e alimentação.
Sobre a Educação
Infantil de Imperatriz, ser destaque em revista de expressão nacional; a
professora Marinalva da Silva Ferreira, secretária municipal de educação, declara:
“Ver as
experiências bem sucedidas da Educação Infantil do nosso município, ser
reconhecidas pela Revista Avisa Lá, é motivo de muita satisfação e orgulho. A
equipe pedagógica da Educação Infantil desta Secretaria desde 2009 não tem
medido esforços em realizar um trabalho de apoio às Instituições de Educação
Infantil no sentido de garantir uma Educação Infantil em conformidade com as
orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Destacamos a importância da nossa participação na formação das Diretrizes em
Ação em Parceria com o MEC e Instituto Avisa Lá e agora com o Programa de
Educação Infantil- PEI que muito tem contribuído para que os objetivos da
educação infantil sejam alcançados e que as práticas do educar e do cuidar se
fortaleçam cada vez mais em cada Instituição”.
Investimento em formação
Desde 2009 foram realizados inúmeros investimentos em formação continuada dos
profissionais de educação:
ü Três
edições do congresso municipal de educação com os temas: Reflexões sobre a
prática educativa em uma perspectiva acolhedora; Formação do/a professor/a e os desafios da aprendizagem na perspectiva
da Inclusão e Currículo Escolar: uma construção coletiva em busca da emancipação
dos sujeitos; envolvendo cerca de quatro mil profissionais da educação de
Imperatriz.
ü Duas edições de workshops com os temas: A
importância do brincar na infância e a importância do brincar na infância à luz
das Diretrizes.
ü Doze edições de
seminários com os temas: O papel e o perfil do professor de Educação Infantil
no processo de construção da identidade da criança; Avaliação da Educação
Infantil; Inclusão: uma questão de amor; Desenvolvimento e aprendizagem: a
importância da estimulação na primeira infância; Refletindo sexualidade
infantil e relações humanas no contexto escolar; Musicalização da Educação
Infantil e orientações didático-metodológicas para o uso do material;
Desenvolvendo habilidades para a construção do vínculo com as crianças; Como fazer
acontecer no ambiente escolar; O uso dos materiais e ambientes na Educação
Infantil; Saúde do professor e cuidados com a voz; Foco no livro didático e
Musicalização com Cantar e Brincar.
ü Além de formações continuadas em pólos sobre: Plano Diário da Educação
Infantil e Infância na Ciranda da Educação e das formações realizadas em pólos
abrangendo as temáticas: planejamento, prática reflexiva na educação infantil,
educação especial, construção e recorte de letras...
Luana Barros [ASCOM]