5/25/2018

Região Tocantina recebe novas turmas do programa Negócio Certo Rural



Formação desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o Senar, vai disponibilizar quatro turmas na regional de Imperatriz, ainda no primeiro semestre.

Imperatriz- Levar conhecimento de gestão empreendedora aos produtores rurais para melhor administrarem suas propriedades, transformando seus negócios mais lucrativos e rentáveis, são alguns dos benefícios promovidos pelo programa Negócio Certo Rural (NCR), desenvolvido pelo Sebrae Maranhão em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Na Região Tocantina, por meio da Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz, serão realizadas quatro turmas do programa, com início ainda no primeiro semestre desse ano, capacitando 120 empreendedores rurais.

O NCR é um curso gratuito, que visa capacitar empreendedores rurais sobre gestão e planejamento, para que administrem de maneira correta seus negócios, aumentem sua produtividade e obtenham mais lucros na condução dos negócios existentes ou na implementação de novas atividades viáveis nas propriedades. Podem participar até duas pessoas por propriedade, a idade mínima é de 16 anos. Os participantes recebem material e certificado.    

A formação tem um total de 46 horas, que são dadas por meio de cinco encontros com intervalo de uma semana, e mais seis horas de consultoria na propriedade do produtor participante. Além das orientações sobre empreendedorismo, os participantes desenvolvem um plano de negócio bem estruturado, que vai contribuir e orientar, para melhoria da gestão da propriedade rural e de novas oportunidades de negócios. 

“É uma oportunidade para os empreendedores rurais desenvolverem suas propriedades rurais, a partir de conhecimento gerencial da atividade. O programa é uma ferramenta que traz vários benefícios, os ajuda a melhor administrarem seu negócio, sabendo como aumentar os lucros, identifica novas ideias, propiciando momentos práticos como na ação de campo, onde cada participante elabora seu plano de negócio sobre sua propriedade”, explica a gestora de Agronegócio do Sebrae em Imperatriz e responsável pela ação, Márcia Martins.  

Na semana passada, os municípios de João Lisboa, São João do Paraíso, Governador Edson Lobão e Campestre, receberam seminários de lançamento do programa, que conta com a parceria das prefeituras locais, por meio das secretarias de agricultura.

O técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), Carlos Feitosa de Sá, ministrou os seminários de lançamento e explicou que as propriedades rurais são revitalizadas após a formação.

“Os participantes identificam novas possibilidades para geração de renda e ampliam sua relação com o mercado. O diferencial é que podem participar até dois membros de cada propriedade, como esposo, filho ou outro membro que ajuda na condução da propriedade. Cada encontro traz um diferencial”, comenta.

Nesta primeira etapa, os produtores rurais foram sensibilizados sobre o programa, conheceram as ferramentas, como vai funcionar, condições de participação e outros benefícios, além de esclarecimentos sobre quem estava apto para realizar as inscrições. Estão iniciando nessa semana, as turmas dos municípios de João Lisboa e Campestre as outras duas turmas estão previstas para início na primeira semana de junho.
Sobre a realização do NCR no estado, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, enfatiza que o programa tem cumprido o seu papel socioeconômico em todos os municípios e localidades onde é executado.

“Ao repassar conhecimento e novas maneiras de realizar os processos, o programa capacita o pequeno produtor rural e o ensina a fazer mais e melhor o que tradicionalmente já fazia. É um programa significativo de melhoria do trabalho e geração de renda, que traz como principais benefícios a valorização da atividade rural e a redução da evasão dos mais jovens do campo para as cidades em busca de emprego e perspectivas. Eles passam a perceber que podem sim, com conhecimento, inovação, tecnologia e acesso ao mercado, dar continuidade às atividades exercidas pelos seus pais, obtendo crescimento e lucratividade, que irão possibilitar mais geração de emprego e renda em sua região, alimentando um círculo virtuoso de desenvolvimento. É por esta razão que o Sebrae é um grande parceiro do Senar na execução do NCR”, conclui Martins.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...