5/13/2019

EX-DIRETOR DA UFMA IMPERATRIZ É CANDIDATO A VICE-REITOR

Marcos Fábio,  que tem como bandeira de luta a integração entre os campi, fez sua inscrição na última quarta-feira


(DA ASSESSORIA)

Com a presença de dezenas de pessoas, entre alunos e servidores da Universidade, o professor Marcos Fábio fez na última quarta-feira  de semana  a sua inscrição para concorrer ao cargo de vice-reitor da  Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Marcos Fábio  foi diretor geral da UFMA em Imperatriz, por dois anos, de 2013 a 2015. E agora se diz preparado para este novo desafio: 


“Sinto-me preparado, de novo, para a disputa. Quando pedi exoneração, estava recém-saído de um tratamento muito longo e muito cansativo de saúde e entendia que não tinha condições de servir à comunidade que me elegeu para ser diretor. Hoje, quatro anos depois, fui liberado do tratamento com sucesso total. Estou de novo animado com a possibilidade de disputar um novo cargo, desta vez um desafio bem maior”, afirma.

A UFMA já se anima com a eleição. Para reitor, existem, atualmente, três candidatos e, para vice-reitor, já se anunciam seis candidatos, sendo cinco de São Luís e um do interior. “Vai ser uma briga muito boa. Uma briga saudável da qual quem vai sair vencedora é a UFMA. Espero que toda a comunidade, de todos os campi, se envolva nessa ação, para o bem da democracia”, afirma.

A principal plataforma de campanha do professor Marcos Fábio é a batalha pela integração da universidade. “A minha palavra de ordem é a Integração, com “I” maiúsculo, sabe? Uma integração real e efetiva. Hoje a UFMA é uma universidade multicampi, que conta com unidades em 9 cidades diferentes, sendo duas em Imperatriz, no Centro e no Bom Jesus. Temos cursos em São Luís, Chapadinha, Pinheiro, Codó, Bacabal, São Bernardo, Imperatriz, Grajaú e Balsas. Isso sem contar os programas especiais, tipo Parfor, Nead, etc, o que eleva a atuação da universidade a dezenas de municípios entre os 217 do Maranhão. E muitas vezes, nós, que estamos no interior, no continente como a gestão fala, não sentimos que somos integrados, falta muita coisa para nós”, avalia.


 ELEIÇÃO – A eleição na UFMA, de acordo com a atual resolução, é dividida. Existe uma eleição para reitor e uma outra para vice-reitor, não há formação de chapas. A comunidade vota para reitor e para vice-reitor. Os três candidatos mais bem votados a reitor são levados ao Conselho Universitário, que homologa a lista ou a refaz. Essa lista do CONSUN segue para o MEC e o presidente da República escolhe um dos três da lista para o cargo de reitor. O reitor, uma vez empossado, indica, da lista tríplice com os três candidatos mais bem votados na eleição de vice-reitor, o seu escolhido. Os mandatos de reitor e vice-reitor são de 4 anos.


CONTINENTE – Hoje os campi da UFMA localizados nas oito cidades do continente formam um percentual de quase 30% da comunidade votante. Para o professor Marcos Fábio, o desafio da eleição é grande.

 “O desafio não é pequeno. Depois de homologada a minha inscrição, vou ter que acelerar o passo para entrar em contato com cada professor, cada técnico e cada aluno dos campi do continente, e de São Luís, pedindo voto, tentando convencer a todos de que sou, nesse momento, o melhor candidato para representar os anseios da UFMA junto à reitoria, para lutar pela integração, real e efetiva, da universidade. Eu já programei uma ida a todas as cidades onde a UFMA tem sede, vou passar mais da metade do período eleitoral pelo continente, minha prioridade é falar com o máximo de pessoas possível. A minha sorte também é que existem as redes sociais e também colegas que acreditam no meu projeto, que conhecem o que eu consegui fazer, como gestor da UFMA em Imperatriz e confiam que eu posso ser uma peça importante nessa nova gestão”, afirma.


PACTO PELA UFMA – Há pelo menos um ano, Marcos Fábio integra, juntamente com outros professores, técnicos e alunos, o movimento.

Segundo o professor, o pacto é  “É um movimento plural, supraeleitoral. Um grupo de colegas e entidades da UFMA se reuniu, isso no ano passado, e começaram a discutir os problemas da UFMA e pensar possíveis soluções. O movimento foi crescendo e este grupo fez uma rodada de viagens pelo interior, no fim do ano passado, visitando todos os campi e ouvindo as pessoas, em reuniões de escuta. Foi muito produtivo. As pessoas eram convidadas pelas redes sociais e muitos atenderam e estiveram presentes, para dar sugestões de como melhorar a universidade, em todos os seus processos. As reuniões geraram um conjunto de propostas, que depois foi levado de novo às mesmas cidades, para novos encontros, de avaliação, análise e depuração dessas propostas. Depois de tudo isso, será feito um documento final, que será disponibilizado para quem quiser ter um diagnóstico da UFMA que se tem e da UFMA que se quer”, informa.

REITORIA – Apesar de não ser uma eleição casada,  Marcos Fábio já divulgou sua preferência para candidato a reitor: apoia o professor Natalino Salgado.

"Natalino está no PACTO desde o seu início, está envolvido com a discussão da universidade. E, ademais, Salgado foi um reitor proativo. Quando eu fui diretor, sempre me deu apoio, sempre se esforçou para conseguirmos as melhorias para Imperatriz. E olha que eu fui o candidato da oposição a ele, nas eleições para a direção do CCSST. E olha que, na primeira eleição dele, eu fui oposição. Isso é ter postura republicana. Foi ele quem me ajudou a abrir o Campus do Bom Jesus, liberando verba para a reforma, providenciando a abertura do poço artesiano, compra de equipamentos, adequação de salas de aulas. Foi ele quem conseguiu recursos para fazermos os laboratórios de Engenharia de Alimentos, Enfermagem e Biologia. A internet do campus, que era péssima, melhorou na gestão dele. E foi ele quem batalhou em Brasília para trazer para cá o Curso de Medicina e os demais cursos da nova expansão. Foi ele quem lutou junto ao governo do estado, na época da Roseana, para construir a estrada que liga a Pedro Neiva ao campus do Bom Jesus. Basta olhar os números para ver o que a UFMA, de Imperatriz, de São Luís e dos demais campi cresceu. Por isso, ele tem meu voto, minha torcida e meu trabalho. Nunca pedi a ele pra me indicar a vice-reitor, ficará a critério dele. Entrei nessa campanha porque acredito que, no cenário que temos hoje, ele é o candidato mais preparado pra fazer a UFMA crescer mais nos próximos anos”, conclui Marcos Fábio.

As eleições da UFMA acontecem no dia 26 de junho, em todos os campi da capital e do interior. E a posse do reitor e vice-reitor deve ser feita no mês de novembro.







Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...