7/30/2007

Pastos Bons, berço da luta pela divisão do Maranhão

A “semente” pela criação de um novo Estado a partir da divisão do Maranhão surgiu há quase 200 anos na cidade de Pastos Bons, onde os protagonistas do movimento emancipacionista, da época, proclamaram a República dos Pastos Bons, que segundo historiadores, chegou a ter carta constitucional e até bandeira. Pastos Bons fez 243 anos, na última sexta-feira (28)

O aniversário de Pastos Bons atraiu o governador Jackson Lago, que ao lado do prefeito Enoque Ferreira e dos deputados Graça Paz (PDT) Arnaldo Melo (PSDB) (estaduais) Sebastião Madeira (PSDB) e Carlos Brandão (PSDB) inaugurou várias obras, entre elas, calçamento de rua, um centro tecnológico e uma estatua, gigante, de São Bento, o padroeiro da cidade.

Localizada no leste maranhense, na micro região das Chapadas do Alto Itapecuru, Pastos Bons, segundo relatos históricos, surgiu com a chegada dos bandeirantes e fazendeiros oriundos da Serra do Ibiapaba e do Vale do São Francisco.

Na época da colonização a região era ocupada pelos Amanajó, índios louros de pele mais clara do que os demais índios maranhenses.

Conta-se que os primeiros que lá chegaram se impressionaram com a imensidão verde dos campos gerais bom para pastagem de gado daí teria surgido a denominação de Pastos Bons.
De acordo com a escritora Carlota Carvalho no livro O Sertão, o lugar foi elevado á categoria de vila em 1764 tornando-se ponto de partida das bandeiras para a conquista de terras no Oeste maranhense..

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...