5/17/2009

Fundador de Cinema em Imperatriz, morre aos 84 anos. Ele era pai do jornalista Aurino Brito

O comerciante Raimundo Sugno de Brito, de 84 anos, fundador do Cine Brasil, morreu no último sábado, dia 16, às 18h, no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão, vítima de insuficiência renal.

Raimundo Brito, natural de Parnarama, no Maranhão, chegou em Imperatriz no ano de 1967, proveniente da cidade de Governador Eugênio Barros, onde era comerciante do ramo de tecidos, secos e molhados.

Em Imperatriz, fundou na Rua Luís Domingues, no bairro do Mercadinho, a casa cinematográfica denominada Cine Brasil, que proporcionou grandes espetáculos de artes cênicas durante uma década na cidade sendo o point de convergência dos freqüentadores de cinema da época.

Na cidade existiam na época ainda o Cine Marabá, na Avenida Getúlio Vargas; o Cine Fides, na Rua Coronel Manoel Bandeira; o Cine Muiraquitã, na Praça da Cultura; o Cine Celimar, no Rua Paraíba, e o Cine Imperatriz, no bairro Nova Imperatriz.

Raimundo Brito era um amante das artes cênicas e exibiu filmes em diversos municípios dos estados do Maranhão, Pará e Goiás (hoje Tocantins). O comerciante é pai do jornalista Aurino Brito, do escritor, poeta e professor Carlos Brito, do empresário Ademir Brito, e Maria das Graças (in memória).

SEPULTAMENTO
O velório aconteceu durante todo o dia de ontem (17) na Rua João Lisboa, n° 498, no bairro Vila Lobão. No final da tarde, o corpo do comerciante Raimundo Brito foi sepultado no cemitério Parque dos Anjos, na Vila Cafeteira. (Por Gil Carvalho)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...