
Índios da etnia Guajajara estão parando motoristas na rodovia 226, entre Grajaú e Barra do Corda, para cobrar pedágio. “ Só prossegue a viagem se pagar” afirma um médico de Imperatriz que costuma fazer o trajeto.
Ele conta que na viagem mais recente foi parado três vezes, na ida e, na volta. O grave, conforme o médico é que a cobrança ocorre em tom de ameaça.
“ Eles cercam o carro, e em tom agressivo começam a exigir dinheiro” afirma o médico que recomenda aos motoristas que leve o dinheiro dos índios separado
“ É temerário abrir a carteira na frente deles. O risco de levarem tudo é grande” completa.
A cobrança de pedágio começou em uma única aldeia depois é que as outras duas seguiram o exemplo.
“De Grajaú até Barra do Corda são cerca de 27 aldeias se todas elas começarem a cobrar pedágio vai ficar difícil fazer essa viagem. As autoridades tem de tomar providências” concluiu o médico.