1/03/2010

Pesquisa analisa aspectos politicos, econômicos e educacionais sobre a cidade de Imperatriz

Um levantamento, bem fundamentado, foi realizado pelos alunos do curso de pós-graduação em estatística da Universidade Estadual do Maranhão sobre aspectos educacionais, políticos e econômicos de Imperatriz. Os dados são do mês de novembro, mas acredita-se que pouca coisa tenha se alterado de lá para cá.

O trabalho foi coordenado pelo economista Alberto Maia, mestre em Ciência da Educação e doutorando em Gestão Empresarial.
O objeto de estudo da pesquisa “foram os comerciários do Centro Mercadológico da cidade”. 367 pessoas foram ouvidas, sendo 225 mulheres e 142 homens.



Informações e algumas conclusões sobre a pesquisa


Aspectos econômicos


01 Cresce a preferência das organizações pelo trabalho da mulher

02 O número de pessoas que pararam de estudar é substancialmente maior. A tendência é a estagnação profissional e o conseqüente conformismo.

03 o estudo revela um dado preocupante: o maior índice de mão-de-obra, 55,3%, é semi-qualificada, consequentemente, diretamente proporcional a baixa renda familiar. Dos entrevistados, apenas 3% são detentores de curso superior.

04 A satisfação com o cargo, 68% dos entrevistados, coincide com o percentual superiormente maior dos entrevistados que ganham até (2) dois salários mínimos. Isso mostra os efeitos da estagnação profissional e o conformismo caracterizado pelo baixo grau de escolaridade.


05- O centro mercadológico de Imperatriz revela que a sua economia é predominantemente o setor terciário, constituído na sua maioria, por micro e pequenas organizações, absorvendo um alto índice de mão-de-obra semi-qualificada, por conseguinte, a baixa renda predomina em termos relativos na ordem de 81,2%.

06- O estudo mostra uma certa regularidade com relação ao resto do Brasil. Embora no país não exista um explicito controle de natalidade, entretanto, tem crescido a consciência com relação a esse controle.


Aspectos Políticos

Os pesquisadores começaram com uma pergunta bem simples: Você sabe o endereço da Câmara municipal?

Concluíram que: geralmente uma parte da sociedade é indiferente ao quesito, mas o grau de escolaridade também é determinante para promover o interesse em conhecer os problemas sociais, a começar pela localização da Câmara municipal, seus representantes e o papel que desempenham. 69% disseram, sim que conhece o endereço e 31% afirmaram que não.

Sobre a função da câmara 67% disseram que sabem a função da Câmara e 33% afirmaram que não sabem.

Grau de satisfação com a gestão municipal

Os pesquisadores quiseram medir o grau de satisfação em relação à gestão municipal.
33% afirmaram ser bom; 49% que é regular e 6, 2% disseram ser excelente. Somente 15 % afirmaram ser ruim e 5, 1% deixaram de responder.



Esse item também foi feito em relação à Câmara Municipal

18% afirmaram ser bom; 51% regular e 2, 1% excelente; 21% afirmaram ser ruim e 33,9% preferiram não responder.

Os pesquisadores concluíram que o melhoramento do conceito sobre a atuação da Câmara Municipal de Imperatriz, vai depender de duas importantes variáveis: perfil do vereador e o alto grau de representatividade do conjunto.


Confiança


A equipe de pesquisa também perguntou se os recursos financeiros da prefeitura são bem aplicados? 62% dos entrevistados disseram que não e 38% que, sim os recursos são bem aplicados. A conclusão da equipe: que esse item é diretamente proporcional e que depende fundamentalmente da transparência das ações empreendedoras da gestão municipal.

Outras conclusões sobre a pesquisa


Grau de satisfação com a sociedade política atuante de Imperatriz

Cresce, gradativamente, a consciência da sociedade civil sobre o papel da sociedade política. Portanto, transparência, caráter ilibado, competência, diminuição da corrupção e alta representatividade, são algumas das variáveis de avaliação que a sociedade toma para expressar o seu conceito sobre os políticos.

Perspectiva em relação ao progresso da cidade

A massificação das informações quanto aos investimentos que o Governo Estadual planeja para o Maranhão, independentemente da gestão municipal, reflete sobremaneira na esperança da sociedade civil que dias melhores virão em termos de crescimento e desenvolvimento econômico. Resultado do gráfico acima revela um alto grau de otimismo.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...