4/02/2010

Ministério da Saúde quer novas UTIS funcionando em dez dias:órgão financiará compra de equipamentos


Nem os 30 dias dados pelo Governo do Estado para duplicar as UTIS neonatal , nem os 60 dados pela Prefeitura para instalar as dez UTIS infantil, técnicos enviados pelo Ministério da Saúde anunciaram ontem, uma operação de emergência para em , no máximo dez dias, por em funcionamento dez unidades de Terapia Intensiva, sendo metade infantil e metade neonatal.

O anuncio foi feito ontem pela manhã no auditório da Fundação Nacional de Saúde –Funasa durante reunião com o prefeito Madeira, a secretaria de Saúde Conceição Madeira, o gestor regional de saúde Rênio Pereira, o diretor do Hospital Materno Infantil Clidenor Sansão, o secretário de articulação do Sul do Maranhão Ademar Freitas, técnicos da saúde municipal, João Marcelo Trovão e Aline Pires, representando o Ministério Público Estadual, Flaubert Martins, representando o Ministério Publico Federal e uma delegação enviada pela Secretaria de Estado da Saúde.
Os representantes do Ministério da Saúde Claudio Brasil, Anderson Fagundes, Maurício Vianna e Karla Larica desembarcaram no inicio da tarde de quarta-feira e do Aeroporto foram à Secretaria Municipal de Saúde onde participaram de sucessivas reuniões com a equipe da Prefeitura e do Governo do Estado.

O objetivo inicial foi montar um diagnostico da situação e anunciar medidas a serem tomadas face a ausência de leitos de UTI em número suficiente para atender principalmente “a população infantil e neonatal” o que tem ocasionado, desde 2002, sucessivas mortes de crianças na fila à espera de vaga nesses equipamentos de sobrevivência.

Esse ano já ocorreram pelo menos 17 óbitos desse total apenas quatro residiam em Imperatriz, as demais vieram de outros municípios.

O pessoal do ministro Temporão saúde disse que o Ministério vai financiar, imediatamente, a compra, ou aluguel dos equipamentos para as UTIS sendo necessário apenas que haja a disponibilidade de local. “ A situação posta é de emergência, portanto, vamos agir emergencialmente” disse um representante do Ministério da Saúde.
A Prefeitura e o Governo do Estado responderam que dispõe do local para essa operação de emergência enquanto se preparam para a instalação definitiva das UTIS. O Regional Materno Infantil se prepara para dobrar em 30 dias, o número de UTIS Neonatal que hoje é de 29, já o Hospital Municipal já entrou em obras para instalação de 12 UTIS Infantil com recursos do Governo do Estado.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...