O município de Itinga (MA) foi tomado ontem á noite por uma intensa salva de fogos. Correligionários do ex-prefeito Quininha comemoravam "o sinal verde" do Tribunal Superior Eleital-TSE para que ele levasse adiante sua candidadura a deputado estadual que estava "sub judice" naquela corte. Ontem a angustia do ex-prefeito acabou.
Quinhinha havia tido seu registro indeferido pelo TRE-MA, recorreu ao TSE e conseguiu reverter a decisão, pois o ministro Arnaldo Versiani deu provimento ao seu recurso.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira(14) mais 91 decisões monocráticas. Dessas, quatro se referem a registro de candidatos que desejam concorrer a deputado estadual no Maranhão nas eleições de outubro deste ano.
O primeiro caso é o do ex-prefeito de Nova Olinda, Hemetério Weba que é candidato a deputado estadual pelo PV. Hemetério teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas teve seu registro deferido pelo TRE-MA, mas o Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu. No entanto, o ministro Arnaldo Versiani de maneira monocrática negou seguimento ao recurso do MPE e desta forma confirmou o registro de candidatura de Hemetério.
O outro caso apreciado de maneira monocrática pelo ministro Arnaldo Versiani, foi com relação ao recurso do ex-prefeito de Itinga, Francisco Valbert Ferreira de Queiroz, o Quinhinha do PRP.