As obras do Imperial Shopping, seguem em ritmo acelerado e deve ser entregue no tempo previsto pela empresa investidora- Construtora Franere- A assessoria do grupo assinala que após a inauguração do empreendimento a estimativa é absorver ao máximo a mão de obra local necessária para o funcionamento do centro de compras. Diversas áreas serão beneficiadas, como administração, manutenção, serviços gerais, marketing, comercialização e segurança, totalizando cerca de 1600 empregos diretos e 900 indiretos.
Sabino Costa, secretário de desenvolvimento econômico de Imperatriz, acredita que a vinda de empresas como o Imperial Shopping irá colaborar para o aumento da renda de muitos imperatrizenses. “Esses novos empreendimentos vão acolher a mão de obra ociosa aqui em Imperatriz. A renda das pessoas será aumentada, terão uma renda acima da média existente no nosso comércio tradicional”.
Segundo a pesquisa desenvolvida em 2008 pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Imperatriz tem sua economia baseada principalmente no comércio. De acordo com IBGE, é grande número de empregos gerados nessa área em todo o país. Entre 2000 e 2006 de cada dez empregos formais criados pelas empresas novas, em média, quatro foram criados no comércio, três nos serviços e três na indústria.