10/01/2010

A mágica das Pesquisas

As pesquisas evoluíram muito no país. Quem tem juízo não entra, e não faz nada sem que tenha em mãos números bem fundamentados. Os números, e as informações qualitativas, proporcionam fortes pistas dos caminhos a serem seguidos por qualquer empreendedor seja político ou não. O danado é que  no caso das pesquisas eleitorais “ o rigor cientifico” , para mais ou para menos, com registro e tudo, são utilizadas largamente para despistar o eleitor e desidratar candidaturas. A sorte é que a grande maioria do eleitorado já entronizou as pesquisas eleitorais no “altar da desconfiança” e com isso, há uma minimização no efeito boiada comum, em anos anteriores, quando “ ninguém queria perder o voto”.

A conclusão dessa coisa toda é a seguinte: as pesquisas registradas e levada a público devem ser vista com desconfiança pelo eleitor. Nem sempre a verdade apresentada é a verdade real. O jogo de manipulação é muito grande, portanto é ficar atento e votar de acordo com a consciência.

E Por falar em pesquisa o economista Alberto Maia, professor da UEMA acaba de concluir uma tese cujo tema é o Drama dos Municípios, um bem fundamentado trabalho de pesquisa com o rigor cientifico que o tema requer. Amanhã daremos mais detalhes.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...