Legalização da Maconha
O colunista Gilberto Dimenstein do jornal Folha de S.Paulo escreve sobre a legalização da maconha no país sob a ótica do governador do Rio, Sérgio Cabral.
“Legalizar a maconha é vista como um perigo para o brasileiro, segundo todas as pesquisas de opinião. Essa posição é geralmente confundida como estímulo ao uso. Daí a coragem e a lucidez do governador do Rio, Sérgio Cabral, que está defendendo, dentro de um acordo internacional, a legalização da maconha. Ele acha (e com razão) que essa medida não é ideal, mas traria menos danos.
O acordo dele é fundamentado em estudos científicos: a maconha causa menos problemas do que álcool e tabaco. E muito menos ainda do que as demais drogas.”
Justiça respalda ortotanásia
O destaque das notícias desta segunda-feira (6/12) é que a Justiça Federal decidiu dar respaldo aos médicos que optarem por não tentar prolongar a vida de doentes terminais, sem chances de cura e cujas famílias concordem com a opção — a ortotanásia. Segundo os jornais Folha de S.Paulo e Zero Hora, a proteção passou a existir porque a Justiça Federal no Distrito Federal reviu liminar dela própria, de 2007, que tornava nula resolução do Conselho Federal de Medicina, que permitia aos médicos praticar a ortotanásia.
Nota nossa- A ortotanásia ocorre quando o paciente tem a morte abreviada com o desligamento de aparelhos.