Conceição Madeira- Secretaria de saúde
A secretaria de saúde Conceição Madeira anunciou que o Hospital Municipal contará em breve com uma enfermaria preparada, exclusivamente, para a internação de pacientes com infecções ocasionadas pelo vírus HIV. Além de equipada a enfermaria será climatizada, conforto que os portadores nunca dispuseram no atendimento público em Imperatriz.
A medida, anunciada na semana passada durante a programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, segundo a secretaria faz parte do esforço permanente da gestão Madeira de procurar humanizar os sistema de saúde de Imperatriz.
“Ao necessitar de uma internação o portador do vírus, na maioria das vezes, chega ao serviço de saúde extremamente debilitado. Esse novo espaço vai proporcionar um melhor atendimento e comodidade para os pacientes e para os profissionais treinados para lidar com esses pacientes” assinalou a secretaria.
O sistema de saúde de Imperatriz conta com uma divisão especializada para a assistir aos portadores do HIV. Essa coordenação fica a cargo da psicóloga Venúsia Milhomem e funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera com uma equipe multidisciplinar. Além do acompanhamento médico e a distribuição gratuita de medicamentos, a coordenação realiza um forte trabalho educativo-preventivo.
Melhorias- Desde que assumiu a Secretaria de Saúde do município a médica Conceição Madeira elegeu como uma de suas metas “mudar a cara” do Hospital Municipal, a começar pela tentativa de extirpar o epíteto de “Socorrão” segundo ela apresenta forte carga pejorativa. A secretaria informa que até agora já foram encapadas mais de 60 ações para melhorar o atendimento no municipal.
“Ainda temos muito que melhorar, mas temos a consciência de que avançamos muito. Um indicativo disso ocorreu na semana passada. Com tantos hospitais na cidade a equipe do presidente da República Luiz Ingnácio Lula da Silva, que esteve na região, escolheu o nosso municipal para ficar de prontidão no caso de alguma situação de emergência” destacou a secretaria.