A partir deste ano, as pessoas que necessitam de radioterapia não precisarão sair de Imperatriz. A Oncoradium, centro de referência no tratamento de câncer, vai trazer o serviço para cidade. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam do tratamento. Atualmente a clínica oferece quimioterapia e realiza cirurgias.
A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente dor. Pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.
Durante as aplicações ao redor do tumor espalha um pouco de irradiação e causa uma queimadura leve que pode ser da pele ou dos órgãos. “Hoje em dia, com as técnicas modernas de radioterapia, os aparelhos só dão a dose no órgão atingido. Os efeitos colaterais são poucos”, explica Evandro Júnior, oncologista da Oncoradium.
Com a chegada da radioterapia, Imperatriz vai se tornar referência no tratamento de câncer. “A obra está em pleno vapor, para adiantar o máximo possível. Vamos dar o máximo de segurança, por se tratar de um material radioativo”, disse Roberto Montenegro, médico radioterapeuta da Oncoradium.
(assessoria)