O poeta Ribamar Fiquene sai de cena mas, deixa um imenso legado que justificou sua passagem aqui pelo Planeta Terra. Educador, Magistrado, político, poeta, músico e compositor de mão cheia, em todas essas atividades deixou sua marca e influência. Pioneiro na educação em Imperatriz, foi ele quem viabilizou, os primeiros cursos superior da cidade tendo dado o passo inicial para o que hoje é o campus da Universidade Estadual do Maranhão.
Era também membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras.
Depois de encerrar a carreira política o ex-governador passou a se dedicar ao ensino superior privado fundando a Faculdade Atenas Maranhense (FAMA) com unidades em São Luís e Imperatriz. Era casado com Zenira Massoli Fiquene, e deixa oito filhos.
O poeta, bom de violão, partiu no começo da noite deste domingo (02), em São Luís, aos 80 anos vítima de um Câncer de Pulmão.
A partida do mestre deixou triste a cidade de Imperatriz!
Estado e Município emitiram nota de pesar
Eis a nota da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Imperatriz-MA
Entristeceu-nos a todos a notícia do falecimento, neste domingo, 1º de janeiro, do ex-prefeito, ex-governador e ex-senador José de Ribamar Fiquene.
Tomados pelo sentimento de esperança de quem crê na Ressurreição, manifestamos nosso pesar pelo passamento daquele que deixa um grande legado para Imperatriz e o Maranhão, como homem público, educador e pai de família.
Por sua inteligência privilegiada, aliada a uma maneira fraterna de convivência, Fiquene ficará para sempre na memória de todos os que o conheceram, principalmente dos imperatrizenses, pelos seus feitos que tanto colaboraram para o engrandecimento de nosso município.
Em nome do povo de Imperatriz prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Ribamar Fiquene, pedindo a Deus que derrame sobre sua família a luz necessária para confortar seus corações.
Sebastião Torres Madeira
Prefeito de Imperatriz