2/26/2011

Valdeci Garimpeiro e Vígilio Moura, mais duas almas que se vão

Dois homens, duas personalidades distintas com atuações também  diferentes, que tinham em comum o amor por Imperatriz e por ultimo a luta contra um câncer. A  cidade perde Valdeci Garimpeiro e o operador de máquinas pesadas e militante politico Vigílio Moura.

Tinha relações de amizade com os dois.  Mais com o Moura do que com o fundador do loteamento Vila Parati, que ficou famoso na época dos "bamburros" do garimpo de Serra Pelada. Que  Deus os recebam com o carinho e reserve um lugar tranquilo aos dois.

Sobre  Vígilio assino embaixo tudo que escreveu o professor Carlos Hermes.

Faleceu na madrugada deste sábado,26, em Teresina, o condutor de máquinas pesadas e construtor Vigílio Moura, um militante histórico do Partido dos Trabalhadores de Imperatriz. Há algumas semanas Vigílio se encontrava em Teresina lutando contra um câncer que atingiu violentamente seu fígado e pâncreas. Às três horas da madrugada deste sábado, o velho guerreiro não resistiu e deixou familiares e muitos amigos.

Desde que foi detectado o câncer, militantes históricos do PT de Imperatriz se juntaram em apoio à família de Moura. Mesmo estando despachado pelos médicos, a família, amigos e companheiros históricos do partido não desistiram e lutaram até o último minuto por sua vida. Nesta semana, a advogada e histórica petista Adilene Ramos, o ex-prefeito de Imperatriz Jomar Fernandes e a ex-deputada Terezinha Fernandes se deslocaram a Teresina na busca por transferir Vigílio para o hospital São Marcos, referência nacional em tratamento de câncer. Conseguiram, mas já não havia recuperação. A degeneração dos órgãos aconteceu rapidamente.

História de luta

Vigílio Moura chegou ao PT ainda no início de sua existência, na década de 80, e sempre foi uma referência de luta no partido e nos movimentos sociais de Imperatriz e região tocantina. Na década de 80 foi o organizador do Sindicato dos trabalhadores em máquinas pesadas de Imperatriz, contribui diretamente com as atividades da Ong FASE-Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional, coordenada à época pela socióloga e professora Deide Luci.

Vigílio sempre foi um braço forte dos movimentos sociais de ocupação de áreas urbanas e rurais de Imperatriz e região, ajudando o MST a fundar diversos assentamentos onde hoje é conhecido e respeitado, a exemplo da Califórnia, Vila Conceição, Alegria, 13 de maio,dentre outros. Na área urbana de Imperatriz Moura ajudou na ocupação de diversos bairros na região do Bacurí, Santa Rita.

Segundo a professora Regina Célia, ex-presidente do PT e militante histórica dos movimentos sociais, Vigílio Moura foi um petista 24 horas por dia, estava sempre à disposição pra luta com a mesma garra, alegria e solidariedade. “Não existia distância e nem atividade que recebesse uma negativa de Vigílio”, diz ela.

Vai um velho guerreiro, fica o exemplo de uma vida dedicada à luta por dignidade humana. Fica o sorriso sempre fraterno e solidário de quem construiu amor e amizade por onde quer que tenha passado. Este blogueiro é um dos que cativados por sua amizade e simplicidade hoje sofre por sua partida.

Vá em paz velho guerreiro, o PT de Imperatriz sangra e chora com sua partida!!



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...