3/29/2011

Cinema no Teatro exibe clássicos do cinema nacional em abril

(Da Assessoria)

O projeto Cinema no Teatro, que desde o ano passado vem priorizando a exibição de produções nacionais em suas sessões, exibe no mês de abril os clássicos do cinema brasileiro. Os filmes que tornaram-se expoentes entre as produções nacionais.

E no dia 04, iniciando as sessões de abril, será exibido um dos mais autênticos clássicos do cinema nacional, Dona Flor e seus Dois Maridos. Produção de 1976, dirigida por Bruno Barreto, foi por 34 anos recordista de público entre o cinema brasileiro levando mais 10 milhões de espectadores aos cinemas.

No dia 11 de abril será exibido o filme Pixote, A Lei do Mais Fraco. Dirigido por Hector Babenco em 1981, mostra um dos mais cruéis retratos da realidade brasileira, onde crianças têm sua inocência retirada ao entrarem em contato com um mundo de crimes, prostituição e violência. O filme recebeu uma indicação na categoria melhor filme no Globo de Ouro, além de ter sido premiado em festivais da Espanha, Suiça e EUA.

A sessão seguinte, que acontece no dia 18, traz um dos mais importantes filmes brasileiros e um dos maiores representantes do Cinema Novo, Terra em Transe. Com direção de Glauber Rocha, o filme é uma grande parábola da história do Brasil no período 1960-66, o que fez com que o ele enfrentasse, na época, problemas com a censura estabelecida no Brasil, ao mostrar um fictício país latino-americano.

O único filme brasileiro premiado com a Palma de Ouro em Cannes, O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, encerra as exibições de abril.

O projeto Cinema no Teatro existe desde 2001 e realiza, toda segunda-feira, às 19h, sessões gratuitas de filmes abertas à comunidade imperatrizense. As exibições acontecem no Teatro Ferreira Gullar.


Ficha técnica e sinopse de cada filme:

Dona Flor e seus Dois Maridos

Sinopse: Durante o carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar dele ter vários defeitos era um excelente amante. Mas após algum tempo ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranqüila, mas tediosa e, de tanto “chamar” pelo primeiro marido, ele um dia aparece nu na sua cama. Então ela pede ajuda a uma amiga, dizendo que quase foi seduzida pelo finado esposo. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo Flor quer que ele fique, pois há um forte desejo que precisa ser saciado.


Direção: Bruno Barreto

Roteiro: Bruno Barreto / Eduardo Coutinho / Leopoldo Serran (adaptato a partir da obra de homônima de Jorge Amado)

Ano de lançamento: 1976 (Brasil)

Elenco: Sônia Braga, José Wilker, Mauro Mendonça, Deborah Brillanti

Comédia / 120min

Classificação indicativa: 18+

Pixote, A Lei do Mais Fraco

Sinopse: Pixote (Fernando Ramos da Silva) foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua “educação”, pois conviveu com todo o tipo de criminoso e jovens delinqüentes que seguem o mesmo caminho. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.



Direção: Hector Babenco

Roteiro: Hector Babenco e Jorge Durán

Ano de lançamento: 1981 (Brasil)

Elenco: Fernando Ramos da Silva, Marília Pêra, Jardel Filho, Rubens de Falco, Elke Maravilha

Drama / 127 min

Classificação indicativa: 18+

Terra em Transe

Sinpse: Num país fictício chamado Eldorado, o jornalista e poeta Paulo (Jardel Filho) oscila entre diversas forças políticas em luta pelo poder. Porfírio Diaz (Paulo Autran) é um líder de direita, político paternalista da capital litorânea de Eldorado. Dom Felipe Vieira (José Lewgoy) é um político populista e Julio Fuentes (Paulo Gracindo), o dono de um império de comunicação. Em uma conversa com a militante Sara (Glauce Rocha), Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder e que Vieira tem os pré-requisitos para a missão.

Direção: Glauber Rocha

Roteiro: Glauber Rocha

Ano de lançamento: 1967 (Brasil)

Elenco: Jardel Filho, Glauce Rocha, José Lewgoy, Paulo Autran, Paulo Gracindo

Drama / 106min

Classificação indicativa: 14+


O Pagador de Promessas



Sinopse: Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com oc afetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.

Direção: Anselmo Duarte

Roteiro: Anselmo Duarte (baseado na peça homônima de Dias Gomes)

Ano de lançamento: 1962 (Brasil)

Elenco: Leonardo Villar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo, Norma Bengell, Geraldo Del Rey

Drama / 118min

Classificação indicativa: 12+











Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...