3/31/2011

Prefeitura e Exército Brasileiro se unem contra mosquito dengue



Cem homens do Exercito Brasileiro se juntaram á Prefeitura para combater o mosquito causador da dengue. Desde ontem que os soldados, juntos com aos agentes de endemias  fazem um trabalho de campo na região central da cidade, onde a coordenação da Vigilância em Saúde afirma que acumula, ao lado do Bacuri,  Mercadinho e Parque Anhanguera o maior número  focos do mosquito. Hoje, o  combate se concentrará nessas duas  últimas localidades.

O convite para que Exército se juntasse na luta contra a dengue partiu da Secretaria de Saúde. Ficou acertados dois dias de “ ocupação” dos lugares  de maior foco.  A operação começou ontem e termina hoje.

Ontem pela manhã a reportagem  acompanhou o trabalho de   dois homens do Exercito e uma agente de endemia  nas  imediações da antiga Escola São José de Ribamar.  O trio fiscalizava uma casa desabitada. No quintal da residência  eles encontraram diversos utensílios que poderiam servir como criadouro do mosquito.

Para  a secretaria de saúde Conceição Madeira a presença do Exercito Brasileiro é importante porque ajuda a resolver um problema sério enfrentando pelos agentes de endemias. É que em alguns casos, por não se sentirem seguras, algumas famílias não abrem a porta das casas para  o trabalho de fiscalização.

“Queremos,  publicamente,  agradecer ao Exercito Brasileiro, por mais essa parceria. Uma parceria que  vai  nos ajudar a combater esse  mosquito de  um a maneira mais forte” destacou a secretaria Conceição madeira.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Wyderlannya Aguiar, as ações contínuas em domicílio e as atividades educacionais têm dado resultado positivo no combate à dengue em Imperatriz. “A população quando procede adequadamente, complementa as ações da equipe”, ressaltou Wyderlannya.

Apesar de em 2011, os números de suspeitos de casos de dengue terem aumentado em relação ao ano passado, a coordenadora descarta a possibilidade de o município ser incluído na lista de risco de epidemia, passando sim, para situação de alerta

“A meta é chegarmos ao índice menor possível, recomendado pelo Ministério da Saúde, por isso o empenho na continuidade dos trabalhos. Porém, para que os resultados avancem é imprescindível o apoio da comunidade, no que diz respeito ao armazenamento correto de água nas residências, assim como o descarte de lixo e acúmulo de água limpa e parada”, afirmou.

A Vigilância Municipal em Saúde de Imperatriz conta hoje com 196 agentes de endemias que fazem o monitoramente e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Números

Em Janeiro e Fevereiro foram registrados 22 casos suspeitos de dengue só no centro da cidade. O bairro Bacuri (17 casos), e o Parque do Buriti com 12 seguem apresentando registros crescentes de casos de dengue. Até ontem, segundo a Vigilância em  Saúde, a cidade contava com 283 casos, confirmados.

-  A coordenadora  da Vigilância em Saúde Wyderlannya Aguiar  que tem acompanhado pessoalmente o trabalho dos homens do Exercito,  confirmou que existem duas equipes de bloqueio, que fazem o trabalho de nebulização.

 “O trabalho funciona de acordo com a apresentação de focos do mosquito nos bairros, ou seja, as pessoas são levadas para os hospitais público ou privado e de imediato a Vigilância é comunicada e a partir daí inicia-se o combate ao mosquito”, explica.




Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...