3/31/2011

Madeira discute situação da saúde em São Luís; vereador Rildo Amaral abre o verbo em Imperatriz

Na manhã desta quinta-feira a Comissão Intergestores Bipartite, presidida pelo secretario de saúde Ricardo Murad realiza, na Secretaria de saude do Estado,  mais uma reunião para discutir a situação da saúde  no Maranhão.

Com assento na comissão o município de Imperatriz será representado pelo próprio prefeito Sebastião Madeira   que fará  “ um grito de socorro” a favor da sistema de saúde do município.

Há  cinco anos que os recursos  que a Prefeitura de Imperatriz recebe para a bancar a média e alta complexidade,   não passa dos 4,5 milhões de reais,  valor insuficiente para atender os 42 municípios pactuados.

Demandas  em excesso, recursos de menos.

Como complicador,  hospitais da região estão cerrando as portas, um dos últimos a fechar as portas foi o Hospital de Balsas,  do prefeito Chico Coelho.
 O município atende ainda a demandas do Sul do Pará e  Norte do Tocantins.
De municípios maranhenses, distantes de Imperatriz, também ja estão  vindo  doentes buscar atendimento em Imperatriz caso, por exemplo, de  Coroatá.
 Só para se ter uma idéia... O Hospital Municipal que até 2008 atendia  no máximo 8 mil pacientes por mês, em  fevereiro último  chegou aos 17 mil atendimentos.
O prefeito Madeira vai aproveitar a reunião da Comissão para fazer o relato da situação e cobrar uma atenção maior do Estado em relação á saúde.


Bipartite


A Comissão Intergestores Bipartite é uma instância colegiada de negociação e pactuação de gestores municipais e estadual, como forma de viabilizar a implementação da Política de Assistência Social quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único da Assistência Social – SUAS no âmbito do Estado do Maranhão.

Vereadores discutem  situação

Na semana passada saúde de educação foram temas destaques na Câmara Municipal. O vereador Rildo Amaral (PV), que é da Comissão de Saúde avaliou a situação... 

Veja o vídeo


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...