Texto- Domingo Cezar
A maioria dos 38 acadêmicos que hoje compõe os quadros das 40 cadeiras da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) esteve reunida no final da tarde de ontem (14) para realizarem em apenas uma sessão duas importantes eleições: a primeira, da diretoria para o biênio 2011/2013 e a segunda, para escolha do Prêmio Literário 2010.
Para a escolha da diretoria foi apresentada a chapa “Ulisses Braga”, como única alternativa de votação. Dos 21 acadêmicos presentes, mas os votos de 3 imortais que não residem em Imperatriz, chegou-se ao total de 24 votantes, os quais disseram sim por unanimidade, aprovando a nova diretoria para este novo biênio.
A chapa “Ulisses Braga” ficou assim constituída: presidente – Edna Ventura, vice-presidente – Agostinho Noleto, secretária – Maria Helena Ventura, secretário-adjunto – Livaldo Fregona, tesoureiro – Trajano Neto, tesoureiro-adjunto – Itaerço Bezerra. Membros do Conselho Fiscal – Domingos Cezar, Gilmar Pereira e Liratelma Cerqueira.
Prêmio literário – Criado por Lei Municipal, o Prêmio Literário exige dos candidatos, entre outros itens, a obra literária do ano (publicada ou inédita), se a obra é de relevante interesse na literatura regional, a consistência literária, bem como se esta, se publicada, teve uma boa aceitação pública.
Realizada a segunda votação, a assembleia por maioria escolheu o conjunto de obras, do escritor Edmilson Sanches. O vencedor do Prêmio Literário 2010 vai receber R$ 5 mil do prêmio, das mãos do prefeito Sebastião Madeira,no próximo dia 27 em sessão solene, quando a Academia Imperatrizense de Letras completa 20 anos de existência.