4/12/2011

Prefeitura reúne autoridades e diretores para discutir segurança nas escolas


 Evento convocado pelo prefeito Madeira reuniu Policia Militar, Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e  Conselho da Criança.

O massacre  ocorrido no Rio de Janeiro que resultou na morte de mais de dez crianças e que comoveu o mundo tem levado o  país inteiro a discutir uma política efetiva de segurança nas escolas.

Em Imperatriz o prefeito Madeira  pediu uma reunião emergencial com os diretores das escolas da rede municipal, Ministério Público, Poder Judiciário,  Conselho Tutelar, Conselho da Criança o propósito é elaborar uma política efetiva de prevenção contra a violência  nas escolas.

Durante a reunião  os diretores externaram sua preocupação com o problema da violência. Uma diretora informou que o garoto recém chegado do Estado de Goiás,  estaria implantando o terror ao ameaçar de morte um colega de sala. O menino, segundo ela, chegou a enfrentar verbalmente um Polícial Militar.  A diretora pediu apoio às autoridades para solucionar o problema.

O tenente- coronel Zanoni Porto confirmou o episódio e revelou que nos últimos dias a PM chegou a atender 17 ocorrências relacionadas à violência nas escolas.

Os relatos terminaram por reforçar a iniciativa  do prefeito de propor ações preventivas.  A PM já dispõe do Grupo Especial de Apoio às Escolas (GEAPE) mas todos admitem que é preciso que se avance na política de prevenção.

Uma das propostas  apresentadas foi a criação da Comissão de Segurança Escolar da qual participariam  todos os órgãos ali representados.

De acordo com o prefeito Madeira, a iniciativa de convocar os gestores e órgãos responsáveis para esta reunião, é uma maneira de alertar e se precaver de problemas futuros.

“Pela primeira vez no Brasil, acontece um crime desta dimensão, como o ocorrido no Rio de Janeiro. Acredito que assistindo aos telejornais, nenhum de nós conseguiu segurar as lágrimas. Por isso, a nossa responsabilidade não nos permite fechar os olhos diante da situação. A tragédia ocorrida no Rio de Janeiro chocou todo o país. Temos que juntos encontrar meios para que as crianças se sintam seguras na escola, por isso hoje realizamos esta reunião, para tomarmos medidas de prevenção”, disse.

Madeira aproveitou o momento para esclarecer que a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), se preocupa com o ambiente escolar, garantindo segurança aos alunos mas, se preocupa também com a qualidade do ensino desenvolvido em toda a Rede Municipal.

“Queremos também deixar clara a nossa preocupação com a qualidade do ensino de Imperatriz, que será medida em novembro com a realização da Prova Brasil em todo o país. Durante a homenagem que realizamos às 54 escolas que atingiram ou superaram as projeções do Ministério da Educação, nós lançamos um desafio para que todas as escolas superem as metas, o que é fundamental para que a cidade continue avançando. Ano que vem com a divulgação das notas, queremos premiar o esforço e mérito das escolas”, ressalta.

Já Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação, esclareceu às autoridades presentes o trabalho que é desenvolvido pela equipe técnica e pedagógica da SEMED em toda a Rede Municipal de Ensino.

“Em toda a Rede Municipal, temos desenvolvido projetos e ações que favorecem a construção de uma educação de qualidade e, para isso é imprescindível um ambiente escolar seguro.

O Departamento Pedagógico, por meio do Serviço de Orientação Educacional tem desenvolvido projetos como o ‘Escola que Protege’ que atua no enfretamento à violência contra a criança e o adolescente, dentro e fora da escola; e o ‘Projeto Crescer’ que atua no acompanhamento escolar do aluno, combatendo a evasão e fracasso escolar. Mas, estamos na Secretaria Municipal de Educação, sempre abertos às sugestões e às novas idéias”.

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Imperatriz, Coronel Zanoni Porto declarou a satisfação de participar do evento. “Queremos agradecer a iniciativa da Prefeitura, em organizar um momento para discutirmos a segurança escolar no município de Imperatriz”.

Gestores reconhecem a iniciativa da Prefeitura de Imperatriz

De acordo com Cleomar Conceição da Silva, presidente da Associação dos Gestores das Escolas do Sistema Municipal de Ensino de Imperatriz (AGESMI), é imprescindível a elaboração de um plano de segurança para prevenir casos de violência nas escolas de Imperatriz.

“Depois do episódio ocorrido no Rio de Janeiro, me sinto fragilizada; nos meus 30 anos como educadora no município de Imperatriz, eu nunca tinha me sentido assim, porque você fica comovido com o que ocorreu. Fiquei muito feliz com a iniciativa do prefeito em convocar-nos para esta reunião, senti a preocupação do nosso governante, para que juntos, pudéssemos da melhor forma procurar meios de prevenção elaborando um plano de ação para prevenir casos de violência dentro do ambiente escolar”, declarou.

O gestor da Escola Elisa Nunes (Santa Rita), José Cleminton Fernandes declara a satisfação em participar deste momento.

“Essa reunião veio de encontro ao nosso sonho, esta não é apenas uma preocupação momentânea, esse é o primeiro passo, o ponto de partida para que nós gestores façamos acontecer em nossas escolas, ações e parcerias que promovam a segurança dos nossos alunos. Além disso, é uma forma de nos alertarmos e nos preocuparmos com a inteligência emocional dos nossos alunos, prevenindo as diversas formas de violência, como os casos de bullying, por exemplo”.

Marli Oliveira de Sousa, gestora da Escola Paulo Freire (Parque Amazonas) declara a importância de se criar ações de prevenção e combate à violência dentro da escola.

“Estamos vivendo na Escola Paulo Freire alguns problemas com um aluno que é muito violento, neste momento estamos aqui relatando o que ocorreu e pedindo um acompanhamento à família deste aluno e a ele também. Todos os órgãos envolvidos na realização deste evento estão de parabéns, inclusive a Polícia Militar que, sempre que necessário, esta na escola nos ajudando”.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...