A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por intermédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs II) realiza nesta quarta-feira (18), a partir das 8h, extensa programação alusiva ao Dia de Luta Antimanicomial, em Imperatriz. A informação foi prestada à reportagem pela coordenadora geral, Isabela Oliveira Godinho.
Segundo ela, a programação começa logo mais [8h00] com uma grande passeata, cuja concentração acontecerá na Praça Brasil com destino a Praça de Fátima.
Já às 14h acontecerá exposição e palestra no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), localizada na Avenida Dorival Pinheiro de Sousa, no Centro. “Vamos apresentar ainda às 18h um filme no auditório da Universidade Federal do Maranhão – UFMA”, conta.
Ela explica que o movimento antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Essa data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.
SAIBA MAIS
Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Unico de Saúde - (SUS); está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.