5/31/2011

Prefeitura antecipa salário de servidores: Professores, Fazenda e pessoal da saúde já recebem com aumento


Pela primeira vez na história de Imperatriz servidores municipais do Magistério, Saúde e Fazenda recebem, hoje, 31 de maio de 2011, o salário de maio com aumento. 

Além do reajuste, a Prefeitura aumentou também o Vale-Alimentação e garantiu a progressão salarial para centenas de professores do magistério municipal.

Segundo informações do secretário de Administração e Modernização do Município, Iramar Cândido Lima, a Prefeitura concedeu a esses servidores a reposição da inflação, que girou em torno de 5%, mais um aumento real de salário de 3%. Ao todo, frisou o secretário, o município concedeu 8% de reajuste.

Iramar explica que na verdade o reajuste de 8% sobre o salário base dessas categorias representa um significativo aumento na remuneração dos servidores municipais, já que os demais benefícios salariais, incidentes sobre o vencimento básico, como o anuênio de 2%, horas extras, adicional noturno, férias e 13º salário, são calculados a partir do novo salário.

“Como os servidores municipais, na sua totalidade, são dotados de benefícios legais, o aumento é bem maior para quem recebe e bem mais caro para quem paga. Depois da autorização da Câmara Municipal de Vereadores, o prefeito determinou que agilizássemos o pagamento de maio já com aumento. Fizemos um esforço danado e o dinheiro já está nas contas dos servidores, com o devido aumento e os demais reflexos incidentes ao salário. É só conferir”, destacou Iramar Cândido.

Além do reajuste salarial, o secretário destaca que a Prefeitura também promoveu o aumento do valor do Vale-Ticket entre 6% e 20%, cujo benefício é concedido sem qualquer ônus ou custo para os servidores.

REAJUSTE SALARIAL

O reajuste de 8% concedido pela Prefeitura de Imperatriz para os servidores do Magistério, Saúde e Fazenda é considerado o maior aumento de salário já concedido este ano para a categoria de servidores públicos municipal, estadual e federal, sem falar que a imensa maioria do funcionalismo ainda sequer teve majoração de proventos em 2011.

Chama atenção, ainda, o fato de a Prefeitura Municipal ter respeitado, rigorosamente, a data-base reivindicada pelos sindicatos, promovendo melhorias econômicas ainda maio, o que possibilitou a percepção do reajuste do salário e do vale-ticket antes mesmo de se começar o mês de junho.

“Diferentemente do acontecia anteriormente, quando os servidores eram sujeitos a uma longa espera para receber o aumento, este ano tudo aconteceu em maio, tanto o reajuste quanto o recebimento do salário já reajustado. Outra coisa, o aumento concedido não encerra a discussão com aqueles que se reivindicam representantes dos servidores, uma vez que estamos abertos ao diálogo e, caso se concretize melhoramento das receitas municipais, dispostos a uma revisão ainda este ano”, frisou o Ouvidor Geral, Dr. Daniel Souza, encarregado do chamado processual.

Nesse contexto, o Ouvidor Geral informou que há estudos avançados para a equiparação do valor do vale-ticket e salarial dos Agentes Comunitários e de Endemias, e a implantação de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do pessoal da Saúde Municipal.

Assim, para os representantes do Município, a deflagração de um movimento grevista a essa altura, depois de um reajuste de salário bem maior que a inflação, é temerária, tanto do ponto de vista político-sindical quanto do ponto de vista jurídico, já que a gestão foi além de sua obrigação constitucional.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...