6/17/2011

Prefeitura inaugura hoje CRAS do Grande Santa Rita

                          Antonia Bastos, será a coordenadora do Cras do Santa Rita
Programa é destinado aos usuários da  assistência social
Em solenidade que será realizada nessa sexta-feira (17), o prefeito Sebastião Madeira, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Miriam Reis, inaugura  novo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na região do  grande Santa Rita.  
Com esse, já são quatro Centros de Referência em Imperatriz. A nova unidade  vai funcionar na Rua Candido Mendes, 750, Bonsucesso e será inaugurada  nesta sexta-feira às 8 horas da manhã pelo prefeito Sebastião Madeira e pela Secretaria Miriam Reis.
Foram convidados ainda secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e a comunidade em geral dos bairros que compreendem a região do grande Santa Rita.
A coordenadora Antônia do Nascimento Bastos (CRAS Santa Rita) destaca a importância da instalação da unidade no bairro classificada pela assistência social como a “porta de entrada” do grande Santa Rita. “Essa unidade estará localizado em área de grande vulnerabilidade social, onde executará os serviços de proteção social básico”, disse.
Ela explicou à reportagem que a instituição focalizará a prevenir situações de iminente risco social; fortalecer os vínculos sociais e comunitários e o desenvolvimento de potencialidades por intermédio do Centro de Inclusão Econômica e Social (Ciesi). “A meta é fortalecer a base socioeconômica das famílias carentes do grande Santa Rita”, esclarece.
Abrangência
Antônia Bastos informa ainda que o Centro de Referência de Assistência Social atende a comunidade de 24 bairros da região do grande Santa Rita, fazendo o acompanhamento das famílias dispondo de atendimento especializado com os profissionais da assistência social, psicólogos e pedagogos. “Vamos trabalhar com os grupos do ProJovem e de crianças nas faixas etárias de zero a seis anos, e de sete a quinze anos, bem como os grupos de mulheres e o pessoal da terceira idade”, ressalta.
Ela anuncia também que o CRAS atenderá mulheres gestantes, pois o objetivo é prestar um amplo atendimento às famílias. “Estamos focalizados em atender todas as necessidades das famílias da região do Santa Rita”, diz.
Vulnerabilidade social
A instalação da unidade na região do grande Santa Rita atende a uma proposta de reduzir os índices de vulnerabilidade social em Imperatriz, resgatando famílias que estão em situação de iminente risco socioeconômico. “Esse era um antigo sonho da comunidade do Santa Rita, pois a cidade dispunha apenas de um CRAS, localizado no bairro Parque Santa Lúcia, mas na gestão do prefeito Sebastião Madeira aumentamos para quatro unidades, inclusive uma no povoado Coquelândia”, cita.
  O programa é destinado aos usuários das assistência social, ou seja à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou  fragilização de vínculos afetivos,  os serviços de atividades visam prevenir as situações de risco, reforçar o principal papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos afetivos, os serviços e atividades visam prevenir as situações de risco, reforçar o principal papel como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos internos e externos.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...