7/26/2011

Encontro Nordestino do Setor de Leites e Derivados 2012 será em Imperatriz


Cidade será a primeira do interior a receber o evento

Imperatriz será a sede da 11ª edição do Encontro Nordestino do Setor de Leites e Derivados (Enel), que será realizado no próximo ano. Pela primeira vez o encontro, que acontece todos os anos, será realizado em uma cidade no interior do estado. Até a décima edição o Enel sempre foi realizado em capitais, passando por Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Recife (PE), Aracaju (SE) e Salvador (BA).

O Enel tem pó objetivo reunir empresários e outros profissionais interessados no setor leiteiro, possibilitando a troca de experiências e o fortalecimento da cadeia produtiva. A programação inclui palestras e mini-cursos, voltados para as áreas da pecuária, bovinocultura de leite e laticínios, ajudando os trabalhadores a usar a tecnologia, a comercialização e as políticas públicas que permitem o avanço dos negócios.

O secretário de agricultura, José Fernandes Dantas, explicou que a ideia inicial dos organizadores do evento era levar o evento para São Luis, mas que, apresentando a vocação de Imperatriz para o ramo, foi possível convencê-los do contrário. 

“Questionei a razão de não ser no interior. Eles diziam que aqui não teria auditórios para o número de pessoas, que não teria hotéis, vôos. Eu disse a eles que Imperatriz já nasceu grande. Nós temos bons hotéis; restaurantes muito bons; a ferrovia Norte-Sul; a ferrovia Carajás; a rodovia Belém-Brasília; o rio Tocantins, que é o maior afluente do rio Amazonas; temos o aeroporto; nosso parque de exposições é o maior do Norte e Nordeste. Porque não realizar o evento em Imperatriz?”, questionou o secretário.

A decisão por votação foi favorável a Imperatriz, que vai receber o evento, de 24 a 26 de outubro do próximo ano. A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP) já trabalha na formação das comissões que vão organizar Enel. A ideia principal é que o evento contribua com o desenvolvimento da bacia leiteira da região.

PesqUISA

O Secretário aproveitou para falar sobre a visita do professor da Universidade de Campinha (Unicamp), Humberto Miranda, que veio para pesquisar o atual desenvolvimento da cidade. “O prefeito [Sebastião] Madeira determinou que passássemos todas as informações, para que ele [professor] saísse daqui com dados concretos sobre o crescimento da cidade”, explicou ele.


Para o secretário, a realização do Enel na cidade é mais uma prova do crescimento da cidade e da confiança que está sendo depositada no município. 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...