Fábrica da empresa será instalada próximo ao povoado; diretor reitera escola de tempo integral
No início da manhã de ontem (14) o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, reuniu-se com representantes da Suzano Papel e Celulose para discutir a situação de moradores do povoado Bacaba, na periferia da cidade. O objetivo é evitar que os moradores desta região sofram qualquer tipo de impacto pela instalação da unidade da empresa no município, que está em fase de construção, em área vizinha à localidade. Também estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda; e os secretários de desenvolvimento econômico, Sabino Costa; de agricultura, José Fernandes Dantas; e do meio ambiente, Enéas Rocha.
No último domingo (14) o prefeito Madeira, o secretário José Fernandes e o presidente Câmara esteve reunido com os moradores do povoado. Segundo Madeira, os moradores estão preocupados com a situação do local após a instalação da fábrica, prevista para ser inaugurada em 2013. Ele, no entanto, disse estar satisfeito com a postura da Suzano em relação ao tema.
“Eles explicaram que o projeto está em andamento. Foi escolhida uma área, próxima ao povoado Matança, onde será feito um novo povoado, com o mesmo nome [Bacaba]. Eles [Suzano] estão aguardando a licença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente”, explicou.
O prefeito também garantiu que o município vai intervir junto ao Governo do Estado para buscar a liberação da licença. A idéia é poder dar início à transferência destas pessoas para o novo local, o que, ainda de acordo com Madeira, trará maior tranqüilidade à população da Bacaba sobre a sua situação. Ao todo, 24 famílias vivem no povoado.
Segundo o diretor executivo da Suzano Papel e Celulose, Márcio Geromini, a Suzano irá agir de modo a beneficiar os moradores da região. Para ele, mesmo com a mudança de moradia, os moradores serão beneficiados por outros programas criados pela empresa. “A Suzano é uma empresa que se preocupa muito com a questão social e, de maneira alguma, vai tomar alguma ação que prejudique os moradores a comunidade, seja com moradia ou com as atividades que ela [a comunidade] desenvolve na região”, garantiu.
Geromini também lembrou a escola de tempo integral, que será construída pela Suzano, no povoado Olho d’Água dos Martins, e entregue ao município. Segundo o diretor, esta escola também vai beneficiar os moradores do povoado Bacaba.