O período de cadastro das empresas para uso da Nota Fiscal de Serviço Eletrônico (NFS-e) está chegando ao fim no município de Imperatriz. O prazo de implantação do sistema segue até a próxima quarta-feira (30). O serviço vai facilitar a emissão de notas de todos os serviços da cidade.
O período de cadastro das empresas no sistema foi iniciado em 1º de setembro. Para ter acesso, os empresários devem acessar o site da Prefeitura de Imperatriz (www.imperatriz.ma.gov.br) e clicar no link da NFS-e. O formulário é auto-explicativo.
Segundo o secretário municipal da receita e gestão orçamentária, Liberato Rodrigues, garante que terão maior comodidade na expedição das notas. “Depois de cadastrado, ele [empresário] vai ter que vir aqui uma vez só para receber sua senha de acesso. As notas passam a ser emitidas do próprio computador, basta imprimir”, explicou.
As notas emitidas em papel necessitam, inicialmente, a produção dos blocos de notas. Depois de prontos, estes blocos ainda tinham que ser levados até a Refeita Fazendária, onde eram validadas. Após o prazo de validade, ou caso os blocos acabassem, o empresário teria de fazer todo o processo novamente. A NFS-e dispensa todo este processo.
O secretário também destacou a maior facilidade para o levantamento as informações para a Declaração de Imposto de Renda (IR). Segundo ele, o processo eletrônico também facilita o levantamento das informações necessárias para a implantação.
Entre os primeiros
Imperatriz será um dos 400 primeiros municípios do país a implantar a NFS-e. A adoção do serviço é uma exigência do Governo Federal. No Maranhão, apenas São Luis já trabalha com o sistema. (Comunicação)