12/03/2011

Mutirão Citológico é realizado na Vila Conceição


Foram oferecidos diversos serviços da Atenção Básica à comunidade do povoado

Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) por intermédio do Programa de Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) aconteceu ontem, das 8h às 17h, mais uma etapa do Mutirão Citológico beneficiando dezenas de mulheres da zona rural de Imperatriz.

As ações foram coordenadas pela Atenção Básica da Prefeitura, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) e da Vigilância em Saúde, que chegou a realizar uma apresentação cultural, desenvolvida pelo núcleo municipal de educação e saúde (NMES).

“O objetivo desse trabalho foi descentralizar o atendimento do Mutirão Citológico levando-o à zona rural, prestando atendimento de coleta e prevenção do Câncer de Colo Uterino”, assinalou a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Graças Dantas. “Nós tivemos ainda a participação de todas as coordenações da Atenção Básica, da Semus”, emendou.

Ela destacou ainda a participação de acadêmicos do curso de Farmácia, da Faculdade de Imperatriz (Facimp). “Esses acadêmicos estão acompanhando o nosso trabalho, considerado de suma importância à comunidade imperatrizense”, disse.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher destacou que o mutirão contemplou dezenas de moradores das vilas Conceição I e II, bem como do Km 1.700 e localidades circunvizinhas. “Nós atendemos dezenas de crianças, mulheres e idosos”, assinala.

Parceria

Ela enfatiza ainda a parceria celebrada com a Secretaria Municipal de Agricultura que disponibilizou ao logístico (alimentação, frutas e verduras) aos profissionais que participaram do Mutirão Citológico, na Vila Conceição. “Nós distribuímos muitos presentes à comunidade, tivemos a participação do Papai Noel e várias apresentações culturais”, conta.

O ex-vereador e ex-deputado estadual Valdinar Pereira Barros, do Partido dos Trabalhadores, considerou de suma importância a presença dos profissionais da saúde que prestaram diversos atendimentos à comunidade na área da saúde pública. “A nossa gente recebeu muito bem a equipe do mutirão da saúde, pois essa era uma antiga reivindicação a pasta da saúde que na gestão da doutora Conceição Madeira descentraliza esse atendimento à população”, frisou.

Valdinar Barros observa que a maioria das ações governamentais é voltada para a área urbana, mas com a iniciativa da gestão do prefeito Madeira nota-se a descentralização dos serviços públicos não apenas na área da saúde pública. “Nós tivemos também neste mutirão o atendimento de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, inclusive médicos veterinários que aplicaram vacinas contra Brucelose”, ressalta.

O secretário José Fernandes, da Agricultura, enalteceu a iniciativa do prefeito Sebastião Madeira e da secretária Conceição Madeira que descentralizaram o trabalho desenvolvido pelo governo municipal em todos os setores. “Nós também tivemos o apoio do ex-deputado Valdinar Barros que é um profundo conhecedor dessa região, pois a meta do governo é beneficiar todos os municípios seja das zonas urbana ou rural”, finalizou. (Comunicação)


Prefeitura e Facimp firmam parceria na área da saúde

Professora destaca iniciativa do município que amplia o atendimento à comunidade imperatrizense


A parceria celebrada entre a Prefeitura de Imperatriz por intermédio Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e a Faculdade de Imperatriz (Facimp) resulta em diversos benefícios à comunidade, como por exemplo, o Mutirão Citológico realizado nesta semana no povoado Vila Conceição.

A professora Márcia Guelma, do curso de Farmácia, da Facimp, ressaltou a efetiva participação dos alunos do último período do curso de Farmácia no acompanhamento dos serviços oferecidos à população na área da saúde pública na Vila Conceição. “Esse suporte é de suma importância, pois a nossa instituição prepara profissionais para o mercado de trabalho, sendo necessário esse primeiro contato com o público”, disse.

Ela diz que, a convite do município, “os acadêmicos prestaram atendimento à comunidade oferecendo orientações farmacêuticas sobre medicamentos, procedimentos, aferição da pressão arterial, palestras educativas, testes de glicemia e citológicos. “Pra nós é um prazer ter essa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, pois somente ajuda no crescimento profissional do aluno-acadêmico que mantém um contato direto com o público”, avalia.

Márcia Guelma considera louvável essa iniciativa que permite os alunos saírem das alunas teóricas e passam a conviver com a realidade do paciente que busca por atendimento na área da saúde pública. “O profissional que não sai de sala de aula, e não tem esse contato prévio com a sua profissão em si terá muito mais dificuldade em enfrentar o mercado de trabalho”, observa.

Josemara Costa Santos, que atua como enfermeira na Estratégia Saúde da Família (ESF) do povoado Vila Conceição, explicou à reportagem que o atendimento oferecido na zona rural é diferente do prestado na zona rural. “O paciente do interior do município encontra muitos obstáculos para buscar por atendimento em postos de saúde na área urbana, mas nesta ação descentralizada foram oferecidos uma gama de serviços de saúde à população da Vila Conceição”, conta.

Ela disse que além de consultas, aferição da pressão arterial e distribuição de medicamentos, a equipe da Atenção Básica também distribuiu brinquedos, promoveu palestras e contou com a participação especial do “Papai Noel”.

“Ao invés do povo ir até a cidade, nós trouxemos todos os profissionais da Atenção Básica para prestar esse atendimento à comunidade da zona rural, incluindo a ação do Mutirão Citológico realizado pelo Programa Saúde da Mulher (PAISM)”, finalizou ela. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...