10/17/2012

Os desafios do Segundo Mandato: boa sorte, Madeira.



 O eleitorado de Imperatriz garantiu ao médico Sebastião Madeira, com uma das maiores votações já vistas na cidade, o privilégio de continuar a administrar a  cidade por mais quatro anos. 

Junto a essa  “ benção eleitoral” recebe   a responsabilidade de  se superar  como administrador e quebrar vários paradigmas:  a ociosidade, a desconfiança,  a acomodação  e o marasmo que  geralmente, no Brasil, tomam conta  da  maioria dos  gestores, no segundo mandato.

Ele ( Madeira) já disse que não  e, ao contrário do usual,   garante mais trabalho do que no primeiro mandato. 

Aos 62 anos o atual prefeito de Imperatriz tem consciência de  que para   consolidar sua liderança política nesse  lado do Estado  e,  pensar  em voos  mais altos no cenário político do Maranhão,  é preciso fazer uma gestão cujos feitos saiam das divisas do município. Sem dúvida, um grande desafio.

Na verdade, mais um dos muitos que já encarou na vida desde que, ainda criança, numa família, pobre no interior do Estado desafiou o  status quo da época  e decidiu que seria médico. Depois, foi  um desafio  vencido atrás do outro. Já são muitas vitórias acumuladas.

Como dizia sua música de campanha: a casa tá arrumada.  E não é apenas uma figura de linguagem, não.  Arrumou mesmo. A  começar pela reconquista da credibilidade da cidade junto aos organismos do Governo Federal e do Estado.

Quando  Madeira assumiu, há quatro anos,  a Prefeitura acumulava diversas  inadimplências que juntas chegavam á astronômica cifra de R$ 106 milhões de reais. 

Nem mesmo o FGTS dos servidores vinha sendo depositado.  Isso faz parte do passado. “ Não se pode fazer política olhando para o retrovisor”   costuma dizer  eventualmente   o prefeito.

E é olhando pra frente,  com a casa arrumada, que Madeira vai encarar os desafios de ser  um gestor excepcional no   segundo mandato.   Experiência,  compromisso, zelo pela coisa pública,  coragem, e dedicação  Madeira   tem de sobra para  seguir com o projeto de uma Imperatriz cada vez melhor.

Boa sorte,  prefeito, o Céu é o limite.