A proposta dos vereadores Rildo Amaral e
Alberto Sousa foi aprovada e será marcada o mais rápido possível.
Por Mari Marconccine
Fotos: Fábio Barbosa
– A
realização de uma audiência pública para discutir a obra de duplicação e adequação
da capacidade na BR-010 foi solicitada ao vereador-presidente José Carlos
Soares Barros (PTB) e ao presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos,
Antonio José Fernandes de Oliveira (DEM), durante a sessão ordinária desta
quarta-feira (11).
Os
vereadores Amauri Alberto Pereira de Sousa (PP) e Rildo de Oliveira Amaral
(SDD), querem que sejam explicados à comunidade em detalhes técnicos, os motivos
da paralisação das obras de duplicação da BR-010, travessia urbana da cidade.
“Por
meio dessa audiência teremos os dados técnicos, práticos do que está
acontecendo em relação à BR-010 e sua travessia urbana, se é um projeto inadequado
feito em outro momento, já que a cidade se desenvolveu. Precisamos tratar do
assunto e ouvirmos os técnicos da CEMAR, autoridades federais, estaduais.
Precisamos de respostas.
O
vereador Rildo Amaral acredita ser necessária a discussão o mais rápido
possível em audiência, para que todos os
responsáveis tenham a oportunidade de explicar a situação, com a participação
da comunidade.
“A
audiência é uma tentativa real de solução do problema, para que não caia no
esquecimento. É importante que o presidente da comissão Antonio José possa
marcar com antecedência e que nós, como Câmara de Vereadores sejamos o motor
que puxa essas discussões.”
Durante
as falas de votação e aprovação dos demais vereadores foi sugerido que a
maquete da obra seja apresentada no dia da audiência pública e que possa ficar
na casa por algum tempo, para que a população tenha a oportunidade de vê-la. Segundo
o vereador Hamilton Miranda (PSD), existe uma maquete “jogada no porão do DNIT,
(Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes). É só fazer a solicitação, porque lá não está servindo pra
nada.”
Obra paralisada- A obra de duplicação e adequação da capacidade na
Rodovia BR-010, travessia urbana de Imperatriz, inclui oito elevados, duas
novas pontes sobre o Riacho Cacau, e alargamento e reforço de duas pontes no
subtrecho entre a MA - 280 (município de Governador Edson Lobão) e a MA -125 (próximo
ao município de Cidelândia).
As obras foram iniciadas
em 2014. As máquinas começaram a trabalhar fazendo a preparação do terreno, alargando
alguns trechos, ao longo da BR nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária
Federal. Com prazo inicial de conclusão previsto para três anos, as obras foram
paralisadas.