3/12/2015

Duplicação da BR-010 será discutida em audiência pública


A proposta dos vereadores Rildo Amaral e Alberto Sousa foi aprovada e será marcada o mais rápido possível.

Por Mari Marconccine
Fotos: Fábio Barbosa

– A realização de uma audiência pública para discutir a obra de duplicação e adequação da capacidade na BR-010 foi solicitada ao vereador-presidente José Carlos Soares Barros (PTB) e ao presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, Antonio José Fernandes de Oliveira (DEM), durante a sessão ordinária desta quarta-feira (11).

Os vereadores Amauri Alberto Pereira de Sousa (PP) e Rildo de Oliveira Amaral (SDD), querem que sejam explicados à comunidade em detalhes técnicos, os motivos da paralisação das obras de duplicação da BR-010, travessia urbana da cidade.

“Por meio dessa audiência teremos os dados técnicos, práticos do que está acontecendo em relação à BR-010 e sua travessia urbana, se é um projeto inadequado feito em outro momento, já que a cidade se desenvolveu. Precisamos tratar do assunto e ouvirmos os técnicos da CEMAR, autoridades federais, estaduais. Precisamos de respostas.

O vereador Rildo Amaral acredita ser necessária a discussão o mais rápido possível em audiência, para que  todos os responsáveis tenham a oportunidade de explicar a situação, com a participação da comunidade.

“A audiência é uma tentativa real de solução do problema, para que não caia no esquecimento. É importante que o presidente da comissão Antonio José possa marcar com antecedência e que nós, como Câmara de Vereadores sejamos o motor que puxa essas discussões.”

Durante as falas de votação e aprovação dos demais vereadores foi sugerido que a maquete da obra seja apresentada no dia da audiência pública e que possa ficar na casa por algum tempo, para que a população tenha a oportunidade de vê-la. Segundo o vereador Hamilton Miranda (PSD), existe uma maquete “jogada no porão do DNIT, (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). É só fazer a solicitação, porque lá não está servindo pra nada.”

Obra paralisada- A obra de duplicação e adequação da capacidade na Rodovia BR-010, travessia urbana de Imperatriz, inclui oito elevados, duas novas pontes sobre o Riacho Cacau, e alargamento e reforço de duas pontes no subtrecho entre a MA - 280 (município de Governador Edson Lobão) e a MA -125 (próximo ao município de Cidelândia).

As obras foram iniciadas em 2014. As máquinas começaram a trabalhar fazendo a preparação do terreno, alargando alguns trechos, ao longo da BR nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal. Com prazo inicial de conclusão previsto para três anos, as obras foram paralisadas.





Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...